Os fãs dos filmes do espanhol Pedro Almodóvar têm pelo menos 12 motivos para comemorar em fevereiro: é o número de obras do diretor que chegam neste mês ao catálogo da Netflix.
Os títulos começaram a aparecer na plataforma de streaming ainda na terça (8), quando foram adicionados ao catálogo Maus Hábitos (1983), sobre uma cantora de cabaré envolvida em negócios escusos que encontra abrigo em um convento; A Lei do Desejo (1987), com Antonio Banderas como o namorado possessivo de um cineasta homossexual; Kika (1993), com Verónica Forqué como a personagem-título, uma esteticista envolvida com um fotógrafo voyeurista e o padrasto dele; e Fale com Ela (2002), que rendeu o Oscar de melhor roteiro original para Almodóvar, ao narrar o vínculo de dois homens que se conhecem em um hospital, enquanto suas amadas estão internadas no local.
Na quarta-feira (9), foi a vez de O Que Eu Fiz Para Merecer Isto? (1984), sobre as agruras de uma mãe de família; o famoso Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), em que a vida da protagonista sai dos trilhos (junto a de todos ao seu redor) quando seu relacionamento chega ao fim; A Flor do Meu Segredo (1995), no qual uma romancista aceita trabalhar em um jornal sob pseudônimo; e Má Educação (2004), em que um cineasta precisa enfrentar fantasmas do seu passado ao receber um roteiro de um antigo colega.
Já nesta quinta-feira (10), estreiam no catálogo De Salto Alto (1991), sobre o reencontro de uma famosa cantora com sua filha; Carne Trêmula (1997), em que um homem que acabou de sair da cadeia descobre que sua paixão está casada com o policial em quem ele atirou; e Volver (2006), no qual uma mulher retorna à sua cidade natal como fantasma para tentar consertar as questões que deixou em aberto.
A maratona chega ao fim na próxima semana, no dia 18, com o lançamento do mais novo longa de Almodóvar, Mães Paralelas (2021), estrelado por Penélope Cruz (indicada ao Oscar por sua interpretação na película).
Mais dicas
Uma noite regozijante com Gil do Vigor
O Lady Night desta quinta-feira promete ser "regozijante", segundo o próprio Gil do Vigor, convidado de Tatá Werneck no episódio desta noite do talk show, exibido logo após o Big Brother Brasil, na RBS TV. Conhecido por seu bom humor, o ex-BBB adiantou na divulgação do programa que ficou super à vontade na atração, depois de ter sido surpreendido pelos conhecimentos da apresentadora:
— Fiquei chocado que a Tatá acompanhava mesmo o BBB e conhecia minha trajetória lá dentro. Esse detalhe foi muito especial para mim. Senti um carinho recíproco, já que tenho uma admiração muito grande por ela — declarou Gil.
Um dia com James Bond
O agente secreto mais famoso do cinema domina a programação desta quinta no Megapix, com oito filmes em sequência. A maratona conta com 007 Contra Goldeneye, às 7h; 007 - O Amanhã Nunca Morre, às 9h25min; 007 - O Mundo Não É o Bastante, às 11h35min; 007 - Um Novo Dia Para Morrer, às 13h55min; 007 - Cassino Royale, às 16h25min; 007 - Quantum Of Solace, às 19h05min; 007 - Operação Skyfall, às 21h, e 007 Contra Spectre, às 23h40min.
Villeroy no Porto Verão
O Porto Verão Alegre segue com sua programação diversificada nesta quinta. A apresentação musical ficará por conta de Antonio Villeroy, que tocará canções de seus 40 anos de carreira. Já quem curte comédia terá duas opções: o stand-up 3 Pra Trás Entrega os Taco, de Wilson Rosa, e o clássico Se Meu Ponto G Falasse, com Bruna Eltz e Dedé Leitão. Há também o musical Coração de Búfalo, que fala sobre amor, e os shows de mágica Kronnus - O Ilusionista e Mágicos do Sul.
Paulinho Parada no Parangolé
Paulinho Parada apresenta nesta quinta seu show Mesa de Bar no Parangolé (Rua Gal. Lima e Silva, 240). Em clima intimista e formato voz e violão, o músico irá resgatar canções da velha guarda durante a apresentação. O repertório inclui composições de nomes como Cartola, Tom Jobim, Lupicínio Rodrigues e Tulio Piva, além de uma obra da cantora negra porto-alegrense Ziláh Machado. O evento ocorre a partir das 19h e vai até as 22h30min. Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla, com taxas. Ao realizar a compra, o público irá receber, por e-mail, a música Mesa de Bar, single inédito do álbum Respira, previsto para ser lançado neste ano.
Cinema negro em debate
O Espaço Força e Luz, antigo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, promove um evento para celebrar o cinema negro. A partir das 19h, serão exibidos dois curtas-metragens do carioca Macário, DesAmor (2018) e Full of Affection (2020). Logo depois, haverá uma roda de conversa com o diretor de fotografia gaúcho Nicolas Collar, que trabalhou no primeiro título e, no encerramento, uma entrevista virtual com o profissional do Rio. O evento é gratuito, mediante inscrição no site, e ocorre na Rua dos Andradas, 1.223.