Com ares de cerimônia do Oscar, o primeiro Domingão com Huck de 2022 trouxe a premiação de Melhores do Ano. A atração consagrou nomes da TV Globo que se destacaram na dramaturgia, no jornalismo, no humor e no digital. Os vencedores foram escolhidos após votação popular pela internet. Em 2020, a cerimônia não havia sido realizada.
O Melhores do Ano contou com a participação do ator e humorista Paulo Vieira, que foi o responsável por fazer comentários e paródias do prêmio. Sobrou até para o apresentador do programa, Luciano Huck. Ao comentar que a premiação não teria uma categoria de apresentadores, Vieira brincou:
— Segunda eleição que ele foge este ano...
Vieira também distribuiu alfinetadas ao governo federal. Ao simular um questionário sobre a TV Globo, ele perguntou a Huck:
— Salve-se Quem Puder é uma novela ou a retrospectiva do último governo?
Em outro momento, o humorista arrematou:
— Foi só sair o Tiago Leifert que liberou vaga para 16 apresentadores. Sozinho, ele gerou mais emprego que o Paulo Guedes.
Huck também brincou: em um momento ele relembrou a treta de Fiuk com Tatá Werneck durante a gravação do Lady Night. O apresentador perguntou a Vieira se ele já tinha visto a entrevista do cantor, arrancando gargalhadas dos convidados. Tatá se divertiu:
— Estou com o bruto (entrevista na íntegra) aqui no celular, hein? Quem quiser ver o bruto...
Tatá foi a primeira humorista a ser contemplada com o Troféu Paulo Gustavo de Humor. Em seu discurso, ela relembrou momentos ao lado de Paulo, que morreu em maio deste ano. A atriz e apresentadora destacou que ele nunca havia recebido prêmio por seu trabalho na comédia.
— Eu trocaria qualquer prêmio para estar concorrendo ao lado do Paulo e perdendo para ele, porque ele era o melhor — emocionou-se. — Paulo sempre dizia que, se ganhasse, ele falaria sobre a importância do humor. Sobre como o humor ainda é discriminado, que ainda é visto como o primo pobre da interpretação, como se nunca fosse suficiente.
Melhores do Ano de 2021 consagrou a série Sob Pressão e a novela Amor de Mãe — cada uma saindo vitoriosa com três prêmios. A categoria personalidade digital abriu a concorrência para um nome de fora da TV Globo, caso do biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, mas quem recebeu a estatueta foi Juliette.
Lista de vencedores
- Atriz de série: Marjorie Estiano, Sob Pressão
- Jornalismo: Renata Vasconcellos
- Ator de série: Julio Andrade, Sob Pressão
- Humor - Troféu Paulo Gustavo: Tatá Werneck
- Série: Sob Pressão - Plantão Covid
- Personalidade digital: Juliette
- Música do ano: Batom de Cereja, de Israel e Rodolffo
- Ator de novela: Chay Suede, de Amor de Mãe
- Atriz de novela: Regina Casé, Amor de Mãe
- Novela: Amor de Mãe