Uma das personagens mais populares de The Witcher, Yennefer de Vengerberg retorna às telas nesta sexta-feira (17). Desde o final da primeira temporada da série produzida pela Netflix, a feiticeira — que já era querida pelos fãs da franquia — viu sua história reverberar ainda mais no coração dos fãs. Mas Anya Chalotra, atriz que interpreta a mulher cujo sangue é humano e élfico, não tinha tanta certeza que conseguiria esse papel.
— Antes de participar do teste eu disse para meu agente: "de jeito nenhum eu vou conseguir esse papel, simplesmente não tem como eu ser essa mulher" (...) Eu consegui o papel porque acho que acabei de interpretar todos os níveis de Yennefer, não tinha necessariamente o magnetismo dela, acho que é uma parte muito importante, mas a direção em que estávamos indo… havia tanto de Yennefer que precisávamos interpretar e isso me obrigou a passar por muitos extremos emocionais — revela a artista em mesa-redonda promovida pela Netflix.
Nem todos ficaram felizes com a escalação de Anya quando a primeira temporada estava sendo produzida. Fãs da franquia de The Witcher apontaram as diferenças entre a aparência da personagem nos livros e jogos com a atriz que faria a feiticeira na série. Apesar disso, a showrunner da série e produtora da série, Lauren Hissrich, diz sempre ter tido certeza de que ela era uma escolha perfeita para o papel.
— Eu não esperava a reação negativa que tivemos. Quando você está adaptando algo de romances e videogames, esses videogames são a fonte de representação visual desses personagens e as pessoas assumem que essa adaptação é a certa. Foi muito divertido para nós, mas também desafiador dizer “bom a nossa adaptação é igualmente válida, esta é a nossa Yennefer, a nossa Triss, o nosso Geralt” — afirma.
O descontentamento acabou amenizando diante do sucesso da série, que atingiu 91% de aprovação dos fãs no Rotten Tomatoes — embora apenas 68% da crítica especializada. No final, a história da feiticeira e todas suas transformações pessoais, sua busca incessante por liberdade e poder e todos os conflitos internos que a rodeiam acabaram cativando o público. Questionada sobre o motivo de tanta euforia com Yennefer, Anya responde em tom de brincadeira:
— Ela é a melhor personagem! (risos). Não, a gente só consegue enxergar tudo. Ela passa por tanta coisa e creio que fizemos um trabalho incrível para mostrar a história de Yennefer. E porque fomos capazes de explorar isso na primeira temporada você realmente consegue estar na pele dela, mais do que qualquer outro personagem, por isso creio que as pessoas são atraídas por ela.
Na segunda temporada da série, finalmente o público vai descobrir onde está Yennefer. Desaparecida desde a batalha de Sodden, quando ela canalizou a força destrutiva do caos para virar o rumo da luta e vencer o exército de Nilfgaard, novamente a feiticeira se vê em uma situação delicada. Sempre em busca de poder e liberdade, agora a personagem precisará tomar decisões que têm potencial para afetar não somente a vida, mas possivelmente o futuro do Continente.