Um show de solidariedade marcou a noite desta segunda-feira (23) na RBS TV: foi ao ar a 36ª edição do Criança Esperança. Sob o comando das cantoras Ivete Sangalo e Iza, da jornalista Maju Coutinho e do apresentador Luciano Huck, o programa beneficente trouxe doses iguais de entretenimento e emoção para o público.
— Este ano todas as doações serão direcionadas para projetos de educação — explicou Huck já na largada da produção. — Por causa da pandemia, muitas crianças e adolescentes ficaram sem estudar, o que só aumentou a distância entre o aluno e a escola.
Um dos grandes destaques da edição ficou para o dueto entre Juliette, a grande vencedora do BBB 21, e o cantor Wesley Safadão. Direto de Quixadá, no Ceará, eles entoaram a icônica Anunciação (Tu vens, tu vens) de Alceu Valença. Não faltaram elogios entre o público nas redes sociais, onde vários perfis ressaltaram a beleza do número.
Outro duo que animou o público foi IZA e Ludmilla, que uniram seus talentos em uma performance cheia de atitude de Favela Chegou, de Anitta.
Quem também roubou a cena quando pisou no palco foi a ginasta Rebeca Andrade. Uma das campeãs olímpicas do Brasil nos Jogos de Tóquio, ela apareceu no Criança Esperança com suas duas medalhas, de prata e de ouro, e narrou a importância dos projetos sociais em sua trajetória, que permitiram que ela treinasse desde pequena em Guarulhos (SP).
Para arrematar sua participação, a ginasta ainda impressionou IZA com uma mini performance de Dona de Mim, o hit da cantora.
A noite ficou completa com outros "brothers" favoritos do público dando seus depoimentos sobre a importância da educação e dos projetos sociais. Primeiro, foi a vez de Gil do Vigor, quarto lugar do BBB 21, que decidiu seguir os estudos e completar seu PhD após o reality show. Mais tarde, foi a vez do quarto lugar do BBB 20, Babu Santana, ator que começou sua trajetória profissional em projetos apoiados pelo Criança Esperança.
A edição chegou ao fim com uma homenagem a todas as vitimas da pandemia de covid-19, em especial ao ator Paulo Gustavo, que morreu em 4 de maio, por complicações da doença, aos 42 anos.
O tributo foi feito pela própria mãe do artista, Déa Lúcia Amaral, que após relembrar o legado do filhou, entoou junto com IZA e Ivete Sangalo a canção O Sol Nascerá (A Sorrir): "A sorrir eu pretendo levar a vida/ Pois chorando eu vi a mocidade/ Perdida".
Projetos do Rio Grande do Sul
Neste ano, seis projetos do Rio Grande do Sul foram selecionados para receber aporte do Criança Esperança. Conforme comunicado da Globo, as associações Beneficente Evangélica da Floresta Imperial, que fica na região de Taquara, e a de Pais e Amigos dos Excepcionais, de Ivoti, focadas em evasão escolar e desenvolvimento do aprendizado, estão entre as beneficiadas.
Outras duas instituições de Caxias do Sul passaram a integrar a iniciativa em 2021: a Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais e a Casa Anjos Voluntários, projeto que desenvolve conhecimentos com oficinas de estimulação ao raciocínio lógico. O Grupo de Apoio à Criança Soropositiva MAIS CRIANÇA, organização com mais de 22 anos de atuação e que foca na inclusão social de crianças e adolescentes, e o Instituto Lenon Joel Pela Paz, de São Leopoldo, completam a lista de iniciativas atendidas pelo projeto no Estado. Ao todo, mais de cem instituições são contempladas em todo o país.