As atrizes de Game of Thrones Lena Headey e Hannah Waddingham revelaram, em bate-papo promovido pelo portal Entertainment Weekly, que ficaram traumatizadas após protagonizar uma cena de tortura gravada na sexta temporada. Na sequência em questão, Cersei Lannister (Headey) afoga Septa Unella (Waddingham) com vinho como forma de se vingar pela "caminhada da vergonha" à qual foi submetida pela religiosa.
— Eu queria perguntar a você algo sobre o que nunca conversamos porque estávamos muito traumatizadas na época — começou Waddingham.
Para gravar a cena, Hannah Waddingham ficou 10 horas deitada imobilizada em uma mesa de madeira, tendo água jogada sobre sua face por Headey, numa técnica chamada de afogamento simulado.
— As pessoas ficam bastante chocadas quando são informadas que aquilo aconteceu para valer, não tinha efeitos especiais. Algo que sempre digo é que nós duas estávamos muito desconfortáveis com aquilo tudo, mas como sabíamos que não ia matar ninguém, nós apenas seguimos — seguiu a intérprete de Septa. — Acabou ficando pesada e sempre me perguntei sobre a sua opinião, porque acho que também foi difícil para você.
— Sim, para você aquilo foi horrendo. Alguém me perguntou sobre essa cena outro dia e eu disse, "como atrizes, temos os nossos limites ou falta de limites. E superar esses limites às vezes pode ser muito emocionante, pode te levar a lugares…" — respondeu Headey. — Mas ter feito aquilo, amarrada, eu me senti horrível por gravar aquela cena com você.
Esta não é a primeira vez que Waddingham comenta sobre os traumas de gravar a cena em questão. Em uma entrevista ao portal Collider, ela disse que o dia da filmagem foi o pior de sua vida, atrás apenas da vez em que pariu um filho. A atriz relatou ter ficado sem voz e tido hematomas após a gravação.
— Eu nem tinha percebido que isso certamente me causou claustrofobia da água — disse a atriz. — Até assistir a um programa em que um ator mergulhava na água com a câmera acompanhando o rosto dele. Eu entrei em um pânico terrível por causa disso e procurei conversar com alguém, porque é bastante enlouquecer ser afogada por 10 horas para que apenas um minuto e 30 segundos sejam usados na série.
Outros relatos
Waddingham, que foi indicada a um Emmy por sua participação em Ted Lasso, contou que eram comuns relatos de atores de Game of Thrones sobre as más condições de gravações:
— Você não esteve em Game of Thrones a menos que tenha sido muito, muito maltratado.
Outros atores já reclamaram do trato dado a eles no set da série da HBO. Kit Harington, o intérprete de Jon Snow, sofria tanto com a intensidade das cenas de luta que os produtores lhe deram uma palavra de segurança. Rory McCann, que interpretou Sandor Clegane, disse que teve uma lesão no joelho e trabalhou sob temperatura tão baixa que o suor em seu rosto se transformou em gelo. O figurante Richard Hodgen chegou a afirmar que os artistas eram mantidos como numa "criação de gado".