Diferentes distúrbios psicológicos enfrentados pela juventude estão em Mental, nova série do canal pago Film&Arts. A produção finlandesa tem exibição de quatro em quatro episódios nas noites de terça-feira, a partir desta noite, às 21h.
São quatro diferentes dramas — em capítulos de oito a 12 minutos cada — que norteiam a história. Papillon (Elias Westerberg) tem 17 anos e conviveu com um pai violento. Para superar o trauma, ele abusa de substâncias químicas, mas é levado para um hospital psiquiátrico, onde acaba convivendo com Nightingale (Eveliina Hotti), Hyde (Anssi Niemi) e Branca de Neve (Anna Böhm).
Já Nightingale apresenta sinais de esquizofrenia após se sentir muito criticada pela família, enquanto Hyde tem transtorno bipolar e oscila de humor constantemente. Para completar o grupo, Branca de Neve sofre da síndrome da boa menina e busca constantemente a aprovação dos que estão ao seu redor.
O seriado foi desenvolvido a partir de relatos coletados com pacientes reais por meio do serviço de chat Sekasin247, coordenado por profissionais da saúde mental. A plataforma foi desenvolvida por associações de saúde e a Cruz Vermelha em parceria com o governo. Os jovens podem acessar um site e conversar com profissionais sobre diferentes assuntos, a fim de serem ajudados.
O sistema de apoio psicológico também existe em países como Rússia, França, Alemanha e Itália, que também já criaram séries adaptando as histórias reais.
— Um dos fatores determinantes para o sucesso é que a série é baseada em histórias reais e acaba sendo ainda mais verdadeira por ser pautada nos assuntos em voga de cada país – afirmou o produtor e roteirista Jani Pösö, em entrevista ao jornal finlandês ILTA-Sanomat.
Mental foi lançada originalmente em 2016 e é formada por duas temporadas. Além do primeiro ano acompanhar as histórias do quarteto, a segunda fase é desenvolvida no processo externo de reabilitação, quando eles recebem alta.
Mais dicas
Jovens sonham com a carreira musical
O Profissão Repórter, que vai ao ar à meia-noite desta terça, mostra os desafios de jovens da periferia que sonham em lançar uma carreira musical. Integrante do programa desde 2018, o jornalista Maycon Motta faz sua estreia como videorrepórter na edição desta semana.
Ele conta a história dos irmãos Marcelino e Maxuel Melo, alagoanos que moram na zona sul de São Paulo, e o jovem Guilherme Camargo. O trio participa de um curso de audiovisual gratuito para jovens da periferia e produziu um videoclipe para um rapper da região. O programa também entrevista MC Dricka, uma das principais apostas do funk nacional.
Papo com Maria Flor
Nesta terça-feira, às 22h, o #Provoca recebe Maria Flor, atriz que viralizou nas redes sociais com o personagem Flor Pistola. Na entrevista inédita à TV Cultura, Marcelo Tas conversa com ela sobre os ataques sofridos por Maria nas redes sociais, as eleições de 2022 e as gravações da novela Um Lugar ao Sol, da Globo, que continuam em meio à pandemia. A atriz também comenta sua experiência ao contracenar com Anthony Hopkins no filme 360.
Exposição na Casa de Cultura
A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) abre, nesta terça, a exposição fotográfica InTransFerível - Imagens da Diversidade. Resultado de um concurso de mesmo nome, a mostra reúne registros de pessoas trans sobre seus cotidianos, propondo reflexões sobre suas vivências, dentro das ações do Mês da Visibilidade LGBT programadas pela Secretaria de Estado da Cultura. O projeto pode ser visitado de segunda a sexta, das 10h às 18h, na Fotogaleria Virgílio Calegari, no 7° andar da CCMQ, mediante agendamento pelo e-mail visitaccmq@gmail.com.
“Homens de perto” no Porto Verão
Um dos espetáculos mais populares do Estado, Homens de Perto entra em cartaz no Porto Verão Alegre. Em formato virtual, a comédia dirigida por Nestor Monasterio traz Oscar Simch, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel comentando situações de seus cotidianos na pandemia, incluindo piadas sobre a política, os divórcios e as lives de autoajuda. A apresentação irá ocorrer entre esta terça e quinta, às 18h, 20h e 22h. Os ingressos custam R$ 9,90 e podem ser adquiridos pela plataforma ShowIn.