O funk saiu das favelas cariocas e, há um bom tempo, conquistou todo o país. Uma das representantes do gênero musical que contribuiu para esse sucesso é Lexa, carioca de 26 anos que tem uma média de 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Sua trajetória até chegar ao auge da carreira estão em Lexa: Mostra Esse Poder, série documental em cinco episódios disponível no Globoplay.
Com depoimentos de personalidades como Xuxa Meneghel, que revela ser fã da artista, e do produtor KondZilla, a série não tem uma linearidade definida. O primeiro episódio parte da juventude difícil da cantora, que já trabalhou como padeira, mas também mostra sua versatilidade: ela é capaz de compor músicas, cantar, criar coreografias e, ao mesmo tempo, gerenciar as próprias redes sociais.
Passado
Mesmo com uma estrutura indefinida, o seriado é um prato cheio para os fãs da cantora do hit Sapequinha. O mais interessante é, de fato, conhecer o passado dela, com destaque para a fase em que trabalhou em uma padaria para ajudar no orçamento familiar. Lexa aparece, inclusive, utilizando as antigas roupas de trabalho e conta que, uma vez, deixou queimar uma fornada inteirinha de pães franceses.
– Cada fornada de pão vale uns 70 reais e chorei muito. Imagina? Para quem ganhava um salário mínimo... – lamenta Lexa, em um trecho do documentário.
Outra curiosidade é a paixão da artista pelas ciências exatas. Os irmãos da cantora, Isaac e Wenny Isa, revelam o quanto ela sempre os ajudou com os deveres escolares, além de ela ter sido aprovada em 5º lugar no vestibular de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em busca do sonho de ser funkeira, Lexa abandonou os estudos, e a batalha deu mais do que certo. Além de cantora, Lexa já apresentou programas no canal pago Multishow.
"Trinta Povos” na TV
O documentário gaúcho Trinta Povos, de Zeca Brito, ganha nova exibição na TV por assinatura nesta segunda (28), às 18h35min, no canal Curta!. Em seu sétimo longa-metragem, o diretor bajeense aborda o legado das missões jesuíticas, investigando a história de Brasil, Argentina e Paraguai através de ruínas e reminiscências de arquitetura, pintura e mitologias. O filme foi premiado recentemente no Festival Internacional de Cine Religioso, na Argentina.
Todo mundo ama Tichina Arnold
Conhecida por ter interpretado Rochelle em Todo Mundo Odeia o Chris, Tichina Arnold completa 52 anos nesta segunda (28), e o Comedy Central preparou uma programação em homenagem à atriz. A partir das 17h25min, o canal pago exibirá cinco episódios seguidos da série de comédia, em que Rochelle é uma mãe muito confiante e dona de si.
Ela e Julius (Terry Crews) são pais de três filhos: Chris (Tyler James Williams), Drew (Tequan Richmond) e Tonya (Imani Hakim). Ela domina a família, mas não gosta nem de imaginar que alguém possa falar deles pelas costas. O seriado também pode ser visto no Globoplay e no Amazon Prime Video.
Novas exposições na Galeria Duque
É tempo de novidade na Galeria Duque (Av. Duque de Caxias, 649): o espaço cultural inaugurou três exposições no último sábado (26). Há Luz ocupa os dois primeiros andares do local, com obras de ícones da arte que fazem parte do acervo da galeria, como Di Cavalcante, Caribé e Djanira (na foto). No terceiro andar, diferentes olhares fotográficos compõem Lumen, obra do projeto de extensão homônimo da UFRGS.
E, por fim, no último pavimento estão as obras de Panos da Vida, do grupo Nós do Fio. A visitação é gratuita e está aberta ao público de segunda a sexta, das 10h30min às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h.
Retratos da Leitura no Brasil
É hora de conhecer os hábitos dos leitores brasileiros. O livro Retratos da Leitura no Brasil 5 será lançado na noite desta segunda (28) , em evento virtual transmitido a partir das 19h no canal do Itaú Cultural no YouTube.
Com publicação pela Editora Sextante, a obra apresenta os dados da pesquisa homônima, de âmbito nacional, realizada pelo Instituto Pró-Livro, sobre o comportamento e as características do público leitor no Brasil, junto a análises de especialistas, que avaliam os dados e desafios que o país enfrenta para incentivar a leitura.
Após o evento, o livro será disponibilizado para download gratuito em prolivro.org.br.