Mabel Calzolari morreu nesta terça-feira (22), após lutar, desde 2019, contra uma aracnoidite torácica, doença rara que causa inflamação da medula espinhal. A atriz de 21 anos estava internada no hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro. Ela deixa um filho, Nicolas, de um ano e 11 meses.
A jovem artista, que esteve no elenco da novela Orgulho e Paixão, da TV Globo, recebeu o diagnóstico da enfermidade após o nascimento de Nicolas e, desde então, compartilhava detalhes sobre a sua luta contra a doença nas redes sociais — inclusive, mostrou a cicatriz deixada por uma cirurgia realizada em março. A aracnoidite torácica pode deixar uma pessoa paraplégica por comprimir a medula.
Durante o tratamento da doença, que gera um ganho de peso por conta do uso de corticoides, Mabel contou com o apoio financeiro de uma vaquinha virtual, que teve a participação de artistas como Tatá Werneck, Cleo, Talita Younan, Viviane Araújo, Aline Dias e Monique Curi — esta última sendo a responsável por anunciar a morte da jovem nas redes sociais.
Em seu relato, Monique contou que Mabel teve morte cerebral após sofrer paradas respiratória e cardíaca. Ela precisou ser entubada na última sexta-feira (18).
Pai de Nicolas, João Fernandes, que se destacou como ator-mirim na TV Globo nas novelas Caminho das Índias, Avenida Brasil e Cordel Encantado, compartilhou um texto para se despedir da ex-mulher no Instagram, no qual ressaltou a garra de Mabel em lutar contra os seus problemas de saúde.
Nos comentários da publicação de João Fernandes, Larissa Manoela escreveu:
"Força, João! Ela é uma grande estrela".
Maisa também comentou:
"Meus sentimentos, João".
Heloísa Périssé desejou força ao ator, enquanto a funkeira MC Rebecca lamentou:
"Que Deus possa confortar seu coração, meu amigo. Não tenho palavras".
A mãe de Mabel fez uma postagem no perfil da atriz falando sobre a morte da filha e escreveu:
“O que você inspirou e transformou estarão aqui para sempre”.