Deixe para Harrison Ford a tarefa de transformar um arqueólogo em sex symbol de uma geração. Há 40 anos, era apresentado ao público Indiana Jones, um dos mais icônicos personagens do ator, que ainda tem em seu currículo o Han Solo, de Star Wars, e Deckard, de Blade Runner.
Com quatro filmes (e um quinto atualmente em produção), a franquia de Indy ainda contou com uma dupla de peso por trás das câmeras: George Lucas, autor da história original e um dos produtores, a partir da Lucasfilm; e Steven Spielberg, que ajudou a desenvolver a trama e dirigiu todas as aventuras de Jones.
Oficialmente celebrado no dia 12 de junho, o aniversário da produção já pode ser comemorado pelos fãs a partir desta quinta-feira (3), com uma maratona no canal por assinatura Telecine Action.
Seguindo a ordem cronológica do lançamento dos filmes, Os Caçadores da Arca Perdida (1981) dá início ao especial, às 15h25min, com a introdução de Indiana Jones. Na trama, ambientada nos anos 1930, ele é contratado para recuperar a Arca da Aliança antes que os nazistas coloquem as mãos nela, o que, segundo a lenda da relíquia, os tornaria invencíveis.
Na sequência, é a vez de Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), às 17h30min, cuja história se desenrola antes dos eventos de Caçadores. O longa-metragem retrata as desventuras do arqueólogo na Índia, onde ele ajuda moradores de uma pequena aldeia a encontrarem uma pedra mística.
Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), que fechou a trilogia original, vai ao ar às 19h40min. Nesta aventura, o personagem de Ford precisa encontrar o Santo Graal para salvar a vida de seu pai, sequestrado também por um grupo de nazistas.
A maratona chega ao fim com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008), às 22h, que marcou o retorno do herói aos cinemas depois de 20 anos de hiato. Aqui, a narrativa avança para os tempos de Guerra Fria, e Indy precisa enfrentar os soviéticos para resgatar um artefato místico.
Vale lembrar que todos esses títulos também estão disponíveis para streaming a qualquer hora no Telecine Play.
Mais dicas
A pressão não para em “Mestre do Sabor”
Sardinha e palmito são os ingredientes-chave para permanecer mais uma semana na disputa pelo título de Mestre do Sabor. O time que apresentar o melhor menu usando ambos os elementos garantirá imunidade
na rodada desta noite do reality show, que vai ao ar na RBS TV logo após Império. Os participantes menos afortunados seguem para a Batalha dos Cucas, em que o desafio será produzir um prato usando frango orgânico. Tanto os vencedores quanto os eliminados serão escolhidos às cegas pelos mestres Leo Paixão, Kátia Barbosa e Rafa Costa e Silva, que devem se basear somente nos pratos apresentados ao fim da prova.
Magnum está de volta
A primeira temporada de Magnum P.I. – mais um sucesso dos anos 1980 ressuscitado para os tempos modernos – chega nesta quinta-feira (3) ao catálogo do Globoplay. A série policial segue o personagem-título (interpretado por Jay Hernandezm), um ex-integrante da Marinha dos Estados Unidos que passa a trabalhar como detetive particular nos paradisíacos cenários do Havaí, depois de retornar de um período no Afeganistão.
A arte de olhar pela Janela
Encerram-se nesta quinta as inscrições para a oficina online de fotografia, vídeo e escrita Pela Janela, promovida pelo grupo Cuidado Que Mancha. Ao longo de oito encontros gratuitos, os artistas-orientadores Kátia Bressane, Raquel Grabauska, Gustavo Finkler e Paulo Santos apresentarão videopoesias para instigar os participantes a perceber o mundo pelas suas janela. As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio do link gzh.rs/pelajanela, ou pelo WhatsApp (51) 99684-3352. As aulas ocorrerão a partir de 7 de junho, às segundas e quintas, às 19h30min.
Músicas de compositores negros
Direto do átrio do Farol Santander, em Porto Alegre, o projeto CEIA Sessions recebe nesta noite a violonista Izandra Machado e o pianista Sam Machado para uma apresentação instrumental em homenagem a compositores negros. No repertório, que mistura música de câmara e popular, estão obras de nomes como Chevalier de Saint-Georges, Chiquinha Gonzaga, Nina Simone, Moacir Santos e Florence Price. A apresentação será transmitida gratuitamente, às 19h30min, pelo canal no YouTube do hub criativo CEIA.