Os órfãos do Big Brother Brasil 21 já podem cancelar o choro e se preparar para uma nova espiadinha. A partir desta terça-feira (11), o canal pago Viva passa a reexibir a primeira temporada do reality show, que foi ao ar originalmente pela Globo em 2002. É a primeira vez que o BBB 1 poderá ser revisto, com transmissões de segunda a sábado, às 19h30min, e aos domingos, às 23h45min.
As diferenças para a versão mais recente do programa, quase duas décadas depois desde sua estreia na TV brasileira, são gritantes. Comandado inicialmente por Pedro Bial e Marisa Orth, o reality teve apenas 64 dias de confinamento e a casa tinha um clima praiano, com direito a churrasqueira. No BBB 21, os brothers conviveram em um espaço mais moderno, que apostava em cores fortes e quartos temáticos.
A porcentagem da vitória do campeão também foi bem inferior. Ao contrário de Juliette, que conquistou o reality com 90,15% dos votos, Kleber Bambam venceu a temporada com 68%, ganhando a premiação de R$ 500 mil e um carro zero quilômetro.
Abaixo, GZH recupera alguns detalhes da temporada que merecem atenção especial do espectador:
Cadê você, Marisa Orth?
Durante a exibição do BBB 21, as redes sociais recuperaram o discurso da primeira eliminação do BBB 1, que foi feito por Marisa Orth. O tom direto e solto demais da atriz divertiu os internautas.
Após se atrapalhar em um dos episódios, em que anunciou um participante como emparedado mesmo sem a indicação dos outros brothers, Marisa foi remanejada para um quadro de entrevistas do programa. Por fim, ela acabou deixando a atração antes mesmo do término da temporada, e Pedro Bial se consolidou na apresentação, onde ficou até o BBB 16.
Animal de estimação
O BBB 1 teve um pet: a vira-lata Mole. Ela acabou ficando muito próxima de Caetano, que foi o primeiro eliminado do programa, e ficou desorientada na casa com a saída dele. Após debates tanto entre os confinados quando entre o público, Mole deixou a atração na quarta semana.
Bulimia
O BBB 1 abriu caminho também para que o reality fosse palco de discussões de assuntos importantes para a sociedade. Na temporada, a empresária Alessandra Begliomini, conhecida como Leka na casa, acabou revelando que sofria de bulimia, transtorno alimentar em que a pessoa alterna consumo incontrolável de comida e vômitos. A exposição do caso ajudou a amplificar debates sobre o assunto.
— Na época, fui a primeira a falar abertamente, e falaram à exaustão — relembrou Leka em participação no Altas Horas, no ano passado.
Maria Eugênia
Na reta final do reality, Kleber Bambam criou uma boneca com um cabide e outros adereços para lhe fazer companhia: assim nascia Maria Eugênia. Em uma das cenas mais memoráveis da edição, ele chorou pedindo que a produção devolvesse a boneca, que havia sido retirada da casa sem aviso prévio. O público acabou se comovendo com a situação, e Bambam venceu o programa.
O surgimento do "paredão"
Hoje a palavra "paredão" já é uma velha conhecida do público. Inicialmente, porém, o reality o chamava de "noite da exclusão". Foi após o participante Adriano usar o termo "paredão" para se referir à formação da berlinda que a expressão acabou pegando.
Pedro Bial, em entrevista ao site Memória Globo, concorda que achava "noite da exclusão" um tanto "esquisito".
Irregular
O BBB1 também foi marcado por uma grande tensão envolvendo um dos participantes. O franco-angolano Sérgio foi acusado pela Polícia Federal de estar em situação irregular no Brasil e, após uma vistoria nos estúdios Globo, o advogado do brother conseguiu uma liminar para que ele ficasse no país até o final do reality.
Música-tema absoluta
A música de abertura do Big Brother Brasil foi adotada na primeira edição e permanece a mesma até hoje: Vida Real, na voz de Paulo Ricardo. O hit é uma versão em português de "Leef", lançada em 1999 por Han van Ejik, tema da primeira versão do reality na Holanda.
Interação
No dia 30 de janeiro, um dia depois da estreia do BBB 1, o público participou de uma das primeiras interações com os brothers. Uma votação popular definiu que eles poderiam assistir ao segundo tempo de um amistoso entre Brasil e Bolívia.
Prova de resistência
A primeira prova de resistência do programa foi logo na estreia. Todos os 12 participantes precisavam ficar o maior tempo possível dentro de uma Palio Weekend, segurando sacolas com as comidas para a semana toda. Quem ficasse mais tempo, vencia. Adriano resistiu por mais de 14 horas.