Com a nova temporada do Big Brother Brasil, marcada para estrear em 25 de janeiro, uma pergunta não quer calar: teremos gaúchos na casa do BBB 21? Apesar de a Rede Globo já ter divulgado alguns spoilers sobre a edição deste ano do reality show — como a volta dos grupos Camarote e Pipoca e, com isso, a participação de famosos na temporada —, o elenco de brothers e sisters que colocarão fogo no parquinho neste ano permanece em segredo.
A presença de algum representante dos pampas na casa mais vigiada do Brasil pode até ser uma informação sigilosa. Mas o que a gente sabe é que, ao longo das 20 edições do programa, os gaúchos já provaram que têm muito a oferecer ao público: tretas recheadas de xucrismo, histórias de amor intensas, pegação para ninguém botar defeito e tudo mais que os espectadores adoram na hora de dar uma espiadinha.
Ao todo, 23 gaúchos já participaram do reality show. Alguns, inclusive, deixaram o programa com a conta milionária. Mas, como será que eles têm se virado na vida pós-BBB? GZH reuniu os participantes naturais do Rio Grande do Sul que passaram pelo reality e mostra o que a gauchada anda aprontando por aí.
Rita Sinara, do BBB 2
A passagem da gaúcha Rita Sinara, de Esteio, pela casa do BBB 2, pode ser comparada àquilo que alguns chamam de "visita de médico". Eliminada no primeiro paredão, ela permaneceu no confinamento por apenas uma semana. Ainda assim, chamou a atenção do público do programa por sua profissão: cartomante.
Deixando a casa sem nem sentir o cheiro do prêmio de R$ 5oo mil, a gaúcha seguiu a vida longe dos holofotes. Atualmente, a ex-BBB vive no Rio de Janeiro, é CEO do coletivo artístico Inspiração Consciente, atua como atriz, produtora e escritora e realiza lives em seu Instagram, debatendo temáticas ligadas ao universo da arte.
Fabrício, do BBB 2
Quem também representou o Rio Grande do Sul na 2ª edição do Big Brother Brasil foi o gaúcho Fabrício Almeida, natural de Novo Hamburgo. Na casa, o brother ficou conhecido por ter abalado a relação do casal queridinho da edição, formado por Thyrso Mattos e Manuela Saadeh. Isso porque, quando Thyrso deixou o reality, Manu demonstrou interesse pelo gaúcho Fabrício, para quem fez declarações para lá de ousadas. Quem não gostou nada foi Thyrso, que assistiu a tudo do lado de fora e, à época, se disse decepcionado com a amada.
O público também não aprovou o flerte, e o gaúcho acabou saindo do reality com fama de vilão. O rótulo, porém, acabou sendo esquecido — assim como o amor de Thyrso e Manu, que não deslanchou —, e o ex-BBB seguiu a vida distante da mídia. Após alguns anos atuando como DJ, Fabrício hoje trabalha com marketing, área de sua formação. Ele também é casado desde 2007 com a modelo Laura Kayser, com quem protagoniza cliques românticos nas redes sociais.
Joseane, do BBB 3 e BBB 10
Gaúcha de Canoas, o título de ex-BBB não é o único que remete ao pretérito ostentado por Joseane Oliveira. Participante do BBB 3 e do BBB 10, a morena deu o que falar quando, após sua primeira entrada no reality, acabou perdendo o posto de Miss Brasil 2002. O motivo da perda da coroa foi porque a gaúcha omitiu uma informação valiosa ao concurso: seu estado civil.
Na passagem pelo programa, Joseane resistiu às investidas do brother Dilsinho Mad Max, apesar de parecer interessada no colega de confinamento. Aqui fora, o público logo desconfiou da postura da sister, e a informação bombástica sobre seu estado civil acabou sendo revelada pelo jornal Diário Gaúcho. Com isso, ela perdeu a tão cobiçada coroa de Miss, que foi repassada à vice-campeã Taiza Thomsen, de Santa Catarina.
Distante do reality, Joseane atuou como modelo, DJ e chegou a apresentar alguns programas de TV. Atualmente, a gaúcha exerce a profissão de administradora, área na qual se formou, além de seguir comandando as picapes de som em baladas e realizar parcerias por meio do Instagram.
Marcelo Dourado, do BBB 4 e BBB 10
Quando se fala em gaúcho no Big Brother Brasil, é possível que o primeiro nome a surgir na cabeça seja o dele: Marcelo Dourado. De fato, se te uma coisa que o brother não fez durante suas estadias na casa mais vigiada do Brasil, foi passar em branco. Natural de Porto Alegre, Dourado esteve nas edições de 2003 e 2010, sagrando-se campeão desta última.
Para além do milhão faturado, o gaúcho marcou sua trajetória no reality show pelo jeitão sem papas na língua — protagonizando, inclusive, declarações que não pegaram nem um pouco bem — e o envolvimento em muitas tretas. Na 10ª edição, o brother enfrentou inúmeros paredões, voltando de todos, até conquistar o prêmio milionário, aclamado pelo público.
Educador físico e faixa preta em judô, Dourado seguiu atuando na área esportiva após deixar o programa. No Telegram, o lutador comanda um grupo de treinamento físico e também utiliza o Instagram para orientar treinos aos seguidores.
Juliana, do BBB 6
Gaúcha de Porto Alegre, a sister Juliana Canabarro foi a primeira eliminada do BBB 6, que teve Mara como grande campeã. Apesar da rápida passagem pela casa, Juliana teve tempo de viver um romance com o brother Dan Dan. O affair deu o que falar, já que a moça entrou no reality dizendo-se comprometida.
Após deixar o programa, Juliana posou nua e aproveitou a fama gerada pelo BBB. Em 2009, a ex-sister participou do concurso que selecionaria um novo repórter para o programa humorístico CQC, da Band, mas deixou a competição por questões jurídicas. Em 2017, a loira viveu um romance com o também ex-BBB Daniel Fontes, do BBB 17. Os dois haviam se conhecido em um grupo de WhatsApp que reúne ex-participantes do reality, mas a relação terminou no mesmo ano. Formada em Jornalismo e Direito, atualmente ela trabalha na Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Natália, do BBB 8 e BBB 13
Com participação em duas edições do reality, a gaúcha Natália Casassola chegou bem perto de levar para casa o prêmio milionário. Natural de Passo Fundo, Nati foi a terceira colocada do BBB 8 e, na edição de 2013, quando retornou, deixou o programa em quarto lugar.
Ela também figura no hall de gauchinhos que deram o que falar no Big Brother. Sem papas na língua, ela protagonizou algumas tretas, aproveitou muito as festas e se envolveu em romances. Em sua primeira estadia na casa, viveu um affair com o brother Fernando Mesquita. Já no BBB 13, a loira entrou comprometida, mas, após uma fala de Pedro Bial, entendeu que estava solteira e acabou envolvendo-se com o lutador Yuri Fernandes — que também já havia participado de outra edição do programa.
Fora do reality, Nati realizou alguns trabalhos na televisão, chegando a apresentar um programa na extinta TVCOM de Santa Catarina. Atualmente, a musa mora em Minas Gerais, tem uma marca de roupas, faz trabalhos como modelo e atua como influenciadora digital. No ano passado, Nati casou com o empresário Sérgio Longhi — no civil, já que a festa precisou ser adiada por conta da pandemia — e projeta a maternidade para 2021.
Newton, do BBB 9
Natural de Porto Alegre, Newton Siqueira também foi um gaúcho que deu o que falar no programa. Participante do BBB 9, ele viveu um romance marcado por climões com a sister Josy Oliveira e ganhou fama de vilão da edição após levar seus amigos Ralf e Leo para o temido quarto branco — até então inédito. Com uma sutil, mas eficiente dose de incentivo de Newton — o que pegou super mal perante o público —, Leo foi quem acabou não resistindo à pressão do cômodo isolado e apertou o botão vermelho que o tiraria do reality.
Fora da casa, Newton — ou Tom, como costuma ser chamado — emplacou trabalhos como modelo e chegou a integrar o time de apresentadores de um programa de televisão. Em 2012, ele se candidatou à vereador pelo município de Gravataí, na Região Metropolitana. Atualmente, o ex-brother é DJ e proprietário de uma hamburgueria.
Francine, do BBB 9
A gaúcha Francine Piaia foi uma personagem marcante da 9ª edição do Big Brother Brasil — e há quem ache que personagem é mesmo uma boa palavra para definir a passagem da morena pela casa. Apostando no humor, vestindo looks diferentões e com um jeitão de menina inocente, Francine dividiu opiniões entre o público: houve quem gostasse da gaúcha, que chegou à final, mas também quem a taxasse de forçada. Na ala dos que gostaram da participação de Fran no reality está o ex-brother Max Porto, campeão daquela edição, com quem a morena viveu um romance que conquistou os espectadores.
Natural de Rio Grande, Francine aproveitou bem as oportunidades fora da casa. A musa chegou a trabalhar como repórter, apresentadora e comentarista em programas de televisão. Atualmente, ela se dedica às redes sociais, atuando como influenciadora — e, ao que parece, deixou de lado o estilo menininha que conhecemos no BBB.
Flávio, do BBB 9
Se tem uma coisa que não faltou na casa do BBB 9, foi representantes do Rio Grande do Sul. Flávio Steffli foi mais um gaúcho que morou na casa. Natural de Caxias do Sul, o ruivo foi um dos brothers mais queridos da temporada e conquistou os espectadores pelo bom humor. Ele chegou ao top 5 daquela temporada.
Fora da casa, o caxiense, que já atuava como produtor de eventos, seguiu na carreira ligada ao entretenimento. Ele também chegou a atuar como apresentador de um programa de televisão no Rio Grande do Sul. Atualmente, Flávio aposta no trabalho como DJ e agita festas para multidões por todo o país. Em 2019, o ex-brother trocou alianças com a nutricionista Fernanda Trevisan, em uma cerimônia realizada em Florianópolis para cerca de 150 convidados.
Jonas, do BBB 12
O gaúcho Jonas Sulzbach foi o muso do BBB 12. Natural de Lajeado, a beleza do galã, que ostenta o título de Mister Brasil, chamou a atenção do público e também das colegas de confinamento. Na casa, ele primeiro trocou beijos com a sister Renatinha, mas a relação que deslanchou mesmo foi com a também gaúcha Monique. Juntos, os representantes do Rio Grande do Sul protagonizaram muitos momentos embaixo do edredom.
Fora do BBB, Jonas segue com a carreira de modelo e influenciador digital. Ele é namorado de Mari Gonzales, que integrou o grupo Camarote no BBB 20. Juntos, os dois formam um dos casais mais queridos da internet e não economizam quando o assunto é dividir os momentos a dois com os fãs.
Monique, do BBB 12
Natural de Porto Alegre, Monique Amin também agitou a casa do BBB 12. Já na primeira semana do confinamento, a gaúcha foi o centro de uma polêmica envolvendo o brother Daniel Echaniz, expulso do programa sob acusação de estupro de vulnerável. Em depoimento à polícia, Monique negou ter sido vítima do abuso, e, tempos depois, o caso acabou sendo arquivado.
Essa, contudo, não foi a única marca da trajetória da gaúcha na casa. Ela também aproveitou ao máximo cada momento no reality, curtiu muito as festas, viveu um affair com Jonas e sensibilizou o público por enfrentar problemas de autoestima, relacionados a seu peso.
Fora do reality, Monique vem atuando como modelo e influenciadora digital. Ela também é proprietária de uma clínica de tratamentos estéticos, localizada em Florianópolis, focada no uso de produtos veganos, cruelty free e orgânicos.
Laisa, do BBB 12
Outra gaúcha que esteve na casa do BBB 12 foi Laisa Portela, de Espumoso. Musa da edição, Laisa viveu um romance com o brother Yuri Fernandes. Na sexta semana do confinamento, ela enfrentou João Carvalho na berlinda e acabou levando a pior.
Ao deixar o reality, Laisa investiu na carreira de modelo e chegou a apresentar um programa de TV. Atualmente, a ex-sister vem levando a vida longe dos holofotes. Casada com o educador físico Douglas Moro, no ano passado a gaúcha formou-se em Direito e deu à luz seu primeiro filho, Lucas.
Nasser, do BBB 13
Vice-campeão do BBB 13, Nasser Rodrigues é mais um gaúcho que escreveu seu nome na história do reality show. Na casa, ele viveu um romance com a sister Andressa Ganacin, com quem chegou junto à final. O casal conquistou o público e protagonizou uma das cenas mais engraçadas da história do programa quando, alcoolizada, Andressa declarou seu amor por Nasser de uma forma pouco carinhosa — na base do xingamento, para dizer a verdade.
Atualmente, Nasser atua como youtuber, produz um podcast e é dono de uma marca de roupas, a NOZ. Em seu Instagram, o gaúcho, natural de Porto Alegre, também costuma fazer divulgações e parcerias com marcas.
E, para a alegria dos fãs do casal, o romance com Andressa continua "muito bem, obrigado"! Os dois estão noivos e pretendiam oficializar a união no ano passado, mas adiaram o casório por conta da pandemia. Nas redes sociais, o que não faltam são momentos fofos dos ex-BBBs juntinhos.
Franciele, do BBB 14
Gaúcha de Santa Rosa, Franciele Almeida foi uma das confinadas na mansão do BBB 14. No reality, a modelo viveu um romance polêmico com Diego Grossi. Com temperamentos explosivos, tanto a gaúcha quanto seu par não eram bem vistos por parte dos colegas do reality, e acabaram ganhando fama de "grosseirões".
Aqui fora, Franciele seguiu a carreira de modelo e não desgrudou do seu amor de BBB. Ela e Diego casaram e são papais do pequeno Enrico, nascido no ano passado.
Aline, do BBB 14
Natural de Porto Alegre, a atriz Aline Dahlen foi outra gaúcha que residiu na casa do BBB 14. A ruiva acabou sendo taxada como vilã na edição e protagonizou uma treta icônica com o brother Marcelo Zagonel, com direito a bebida jogada na cara e uma enxurrada de xingamentos mútuos. A sister acabou sendo eliminada daquela edição com 87% de rejeição.
Após deixar o programa, a gaúcha seguiu investindo na carreira de atriz. Ela, contudo, se diz arrependida da participação no reality. Em entrevista ao portal Ego, a ex-sister definiu sua passagem pelo programa como "a pior coisa que aconteceu" na sua vida, alegando que a fama de vilã atrapalhou seu trabalho na dramaturgia — que, segundo ela, estava indo bem antes da decisão de participar do reality.
Cássio, do BBB 14
O jeito excêntrico do gaúcho Cássio Lannes, de Alvorada, também deu o que falar na casa do BBB 14. No reality, ele não passou longe das tretas e protagonizou uma briga acalorada com Marcelo, após acusá-lo de tentar assediar Angela, que estava embriagada.
Por conta de uma declaração considerada racista e misógina — na qual o brother descrevia uma relação sexual mantida com uma mulher negra —, Cássio acabou sendo investigado pelo Ministério Público, que recebeu uma representação contra o alvoradense. Após o episódio, internautas também vasculharam o Twitter de Cássio e descobriram postagens também de cunho racista. Ele foi eliminado do programa no terceiro paredão que disputou, com 62% dos votos.
Publicitário de formação, Cássio seguiu a carreira na área criativa após o reality. Ele também realiza parcerias com marcas e faz presenças vip.
Francieli, do BBB 15
Natural de Bento Gonçalves, a gaúcha Francieli Medeiros foi a primeira eliminada do BBB 15. Para a loira, a passagem pelo reality não valeu muito a pena, pois acabou tendo seu trabalho afetado por conta da entrada no BBB. À época conciliadora criminal no Foro da Restinga, em Porto Alegre, ela foi afastada temporariamente do cargo.
Quando deixou a casa e soube do ocorrido, a gaúcha pediu exoneração da função pública ocupada. Longe da advocacia, a loira hoje atua como influenciadora. Em 2017, ela deu à luz seu primeiro filho, Pedro.
Rafael, do BBB 15
O canelense Rafael Licks também esteve entre os confinados do BBB 15. Na casa, o gaúcho viveu um romance com a sister Talita Araújo, mas ganhou fama de cafajeste. Isso porque, quando Talita deixou o reality, Rafael acabou ficando com a participante Tamires Peloso — que tempos depois, pediu para sair do programa.
Talita perdoou o gaúcho e os dois mantiveram a relação após o reality, mas o namoro não vingou. Atualmente, ele atua como modelo e chef de cozinha e utiliza seu perfil no Instagram para compartilhar receitas e dicas culinárias — além de fazer parcerias de divulgação com marcas.
Emilly e Mayla, do BBB 17
As gêmeas Emilly e Mayla Araújo entraram juntas no BBB 17, mas apenas uma delas permaneceria na casa, à escolha do público. Na votação popular, quem levou a melhor foi Emilly. Na casa, a gaúcha de Eldorado do Sul viveu uma relação conflituosa com Marcos Harter — que acabou sendo expulso da edição, sob acusação de agressão. Conquistando o carinho do público, Emilly foi a grande vencedora daquela edição, deixando a casa mais vigiada do Brasil com uma conta bancária milionária.
Fora da casa, as gêmeas não economizaram o prêmio conquistado por Emilly. As duas deram o que falar quando, após o término do reality, mudaram-se para uma cobertura luxuosa no Rio de Janeiro, cujo aluguel custaria cerca de R$ 10 mil por mês — tempos depois, a família voltou ao Rio Grande do Sul. Atualmente, a campeã Emilly atua como apresentadora e influenciadora digital. Já Mayla investe no trabalho com o Instagram, também como influenciadora.
Marcos Harter, do BBB 17
Natural de Porto Alegre, o médico Marcos Harter marcou sua passagem no BBB 17 por conta do relacionamento vivido com a campeã Emilly Araújo. Durante uma briga com a então namorada, Marcos a encurralou contra a parede e esbravejou, apertando seu braço. O ocorrido acabou gerando a expulsão do participante. Tempos depois, Emilly acabou perdendo o caso na Justiça.
Cirurgião plástico, Marcos seguiu atuando na medicina após deixar o reality. No ano passado, o ex-BBB envolveu-se em uma polêmica por oferecer cirurgias de colocação de silicone em Santa Catarina, onde não tinha registro para atuar. À época, o cirurgião só tinha autorização para operar no Estado do Mato Grosso.
Ieda, do BBB 17
Gaúcha de Canoas, Ieda Maria Wobeto foi a participante mais velha a integrar o elenco do BBB. A sister entrou na casa aos 70 anos. No reality, a gaúcha, que é Miss Canoas 1964, conquistou os espectadores e foi uma das finalistas da temporada. Bem resolvida, Ieda deu um show de autoestima e bom posicionamento durante a passagem pelo programa, provando que a idade não é empecilho para uma trajetória de sucesso no BBB.
Hoje com 74 anos, a ex-BBB vem mantendo a quarentena, por ser do grupo de risco para a covid-19. No Instagram, ela compartilha detalhes de sua rotina com os mais de 200 mil seguidores. Solteiríssima, a gaúcha terminou recentemente seu casamento com o advogado Marcelo Gomes. À revista Donna, Ieda disse estar focada em novos projetos, mas não deu detalhes sobre as novidades.
Daniel, do BBB 20
O gaúcho Daniel Lenhardt foi um dos participantes que mais deu o que falar no BBB 20. Natural da cidade de Selbach, o loiro dividiu opiniões entre os espectadores. O jeito expansivo e de meninão, no melhor estilo "criança grande", acabou não agradando boa parte do público, que reprovava as atitudes do brother. Desatento em relação às regras do confinamento, Daniel tornou-se um verdadeiro acumulador de punições, perdendo centenas de estalecas a cada diretriz descumprida. Ainda assim, houve quem gostasse do jeito espontâneo do modelo — sem falar, é claro, dos fãs do casal formado por ele e a sister Marcela Mc Gowan, com quem o gaúcho se relacionou no reality.
O relacionamento com Marcela, contudo, não resistiu ao paredão da vida real, e os dois não estão mais juntos. Ator e modelo, Daniel segue investindo na carreira artística fora da casa. No ano passado, o gaúcho também surpreendeu os fãs ao dar adeus aos cabelos longos, visual que utilizou quando esteve no programa.