Os zoológicos brasileiros estão passando por um processo transformador. De locais para simples observação, agora eles dão lugar a bioparques com espaços maiores e mais parecidos com o hábitat natural dos animais. Tornam-se, assim, ferramentas para a preservação de espécies ameaçadas de extinção. O Globo Repórter desta sexta-feira (16), após o BBB 21, mostra a importância dessa mudança.
No Rio de Janeiro, o AquaRio tem um tanque que reproduz um oceano. Já o zoológico da cidade criou espaços mais fiéis àqueles encontrados na natureza. A repórter Lilia Teles acompanhou a transformação e mostra as técnicas usadas para transportar animais grandes e pesados, como os hipopótamos, sem estressá-los. Segundo o biólogo Cláudio Maas, se não estivessem sob cuidados, muitas espécies de animais selvagens estariam extintas nas próximas gerações.
Curiosidades não faltarão: os espectadores poderão conhecer o romance das araras de Lear, que surgiu através de um aplicativo para encontrar o par ideal entre as espécies. Também serão mostradas as técnica dos biólogos marinhos para tratar os tubarões em segurança.
O cuidado com espécies quase extintas também é a preocupação do zoológico de São Paulo há mais de 40 anos, desde que o mico-leão preto, patrimônio ambiental da cidade, quase sumiu da Mata Atlântica. Com o esforço dos pesquisadores em preservar as espécies ameaçadas, há cerca de 30 desses animais no zoo.
— O trabalho de conservação de espécies ameaçadas é feito nos bastidores do zoológico de São Paulo. É emocionante ver a dedicação da equipe de biólogos e veterinários para recuperar esses animais — conta a repórter Ana Paula Santos.
O Globo Repórter mostra ainda como os animais têm uma vida mais calma nesses espaços. Uma espécie de peixe marinho, por exemplo, fica horas sob uma entrada de ar, que funciona como uma “hidromassagem”.
Mais dicas
Novo olhar sobre os animais e a natureza
O canal pago History estreia a série Natureza Sem Limites, a partir das 22h10min, acompanhando as viagens do explorador e guia profissional Greg Aiello. Ao longo dos episódios, o viajante documenta encontros impressionantes com o mundo animal e a natureza.
A produção também traz imagens radicais de ataques de animais e desastres naturais de todo o mundo, sempre buscando explicar a origem e o contexto de cada situação. No episódio de estreia, Aiello mostra situações surpreendentes, como dois pescadores que se atrevem a jogar cabo de guerra com um crocodilo gigante e um caçador recebendo um abraço de urso.
No pique de Luccas Neto
Os fãs de Luccas Neto, fenômeno infantil do YouTube, sabem o quanto sua vida é repleta de aventuras. Nesta sexta-feira, plataformas como Net/Claro Now e Apple TV lançam o novo filme do artista, Luccas Neto em: Duas Babás Muito Esquisitas!. Desta vez, enquanto os pais dele curtem uma viagem ao Havaí, Luccas — que tem uma vida dupla como agente secreto — e sua fiel escudeira Gi Alparone irão proteger um valioso diamante, que corre risco de ser roubado.