A TV Cultura propõe, a partir desta sexta-feira (9), às 22h, um novo espaço para debates na estreia de Estação Livre. Entre as reflexões, estarão em pauta a valorização da cultura negra e da diversidade do país.
O programa vai mostrar histórias, lutas e conquistas de pessoas que encontraram seus espaços e se tornaram referência no Brasil e no mundo. São conversas com mulheres e homens de várias áreas e profissões, negros e não negros, que fazem a diferença e ajudam a valorizar a cultura black. Importância esta reforçada por dados do IBGE, que indicam que o Brasil é composto por 54% de pessoas pretas e pardas.
Com uma hora de duração e edições temáticas, o Estação Livre tem quatro blocos sob o comando de Cris Guterres, jornalista e empreendedora considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. A equipe ainda conta com os repórteres Lucas Veloso e Rodney Suguita.
Empreender
Para falar sobre empreendedorismo, temática do primeiro programa, a atração recebe Adriana Barbosa, CEO da Casa Preta Hub — centro de capacitação digital para empreendedores —, e Valmir Puertas Rodrigues, conhecido como Vras77, diretor de audiovisual que abriu uma produtora de vídeo em que construiu seus próprios equipamentos por falta de dinheiro para investir.
Outro caso apresentado é o de Geraldo Rufino, fundador da Jr Diesel, que também destaca como começou a empreender e qual seu conselho para os futuros empresários. Para mostrar que criatividade pode gerar bons negócios, a edição mostra ainda o Rage Room, um lugar pensado de forma inusitada para as pessoas “aliviarem o estresse” quebrando objetos.
Com base em uma pesquisa que aponta a dificuldade que as pessoas negras têm em sonhar com o futuro, a atração também foi às ruas para saber o que muitos sonham para si mesmos e para o mundo.
Mais dicas
Festival Semente Música Viva
Este é o último fim de semana para curtir o festival Semente Música Viva. A programação virtual inclui apresentações musicais seguidas de bate-papos com os artistas. A performance de hoje será do acordeonista Bebê Kramer, com convidados, a partir das 20h30min. No mesmo horário, apresentam-se a dupla João Donato & Donatinho, no sábado, e o grupo Semente ChoroJazz, no domingo.
A função pode ser conferida ao vivo no canal de Yamandu Costa no YouTube, onde as apresentações ficarão disponíveis depois. Na semana passada, além de Yamandu, apresentaram-se as duplas Anat Cohen & Marcello Gonçalves, e Marcos Sacramento & Zé Paulo Becker.
Folclore do Rio Grande do Sul
Entre sexta e domingo, o festival Povos do RS irá exibir, em seu canal no YouTube, performances de dança folclórica com grupos de diversas localidades do Estado. Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o evento tem como objetivo apresentar um panorama da diversidade de povos gaúchos com apresentações de música popular e tradicional. A programação ocorre às 20h, nos três dias. Nesta sexta, apresentam-se os grupos Kadima, Jupem e o CTG Brigadeiro Raphael Pinto Bandeira. O acesso é gratuito.
A vida dos homens das montanhas
Da região dos Apalaches ao longínquo Alasca, a série Homens da Montanha: Degelo ganha nova temporada na noite desta sexta, às 23h, no canal pago History. A atração acompanha um grupo de homens que ainda hoje vive da caça para sustentar suas famílias e cuja sobrevivência se baseia na utilização de técnicas antigas. Na corrida contra o inverno, esses sobreviventes lutam para garantir seu sustento e ter o dinheiro necessário para atravessar os meses mais frios do ano no Hemisfério Norte. No episódio de estreia da nova fase, a primavera derrete a neve, e um dos homens quer aproveitar a oportunidade para armazenar a carne de um urso.
Passeio por Serengeti
Logo após o BBB 21, o Globo Repórter visita Serengeti, uma das reservas mais exuberantes da África. Localizada entre o Norte da Tanzânia e o Sudoeste do Quênia, a região com cerca de 30 mil quilômetros quadrados é marcada pelo desafio de várias espécies para fazer uma das maiores migrações de animais do mundo. Entre eles, está Bakári, um babuíno perseguido pelo chefe de seu bando, que recebeu a responsabilidade de proteger o filho.