O FOX Channel, um dos canais mais queridos da TV por assinatura, está sendo rebatizado e passa a se chamar STAR Channel a partir da próxima segunda-feira (22). O rebranding foi anunciado pela companhia nas últimas semanas e teve mais detalhes revelados para a imprensa na quinta-feira (18).
A estratégia foi desenhada pela The Walt Disney Company Latin America, que comprou os direitos da FOX em março de 2019. A mudança será pequena para os espectadores, que poderão assistir aos canais Star nos mesmos números anteriores. A única diferença é no nome.
A programação formada por filmes consagrados e séries de sucesso, como Os Simpsons e The Walking Dead, segue a mesma. Os horários das atrações também não sofrem alterações.
— Tudo se mantém como se nada tivesse acontecido. Nosso primeiro passo é garantir que nenhum fã sinta que essa mudança impactou o conteúdo, que é o mais importante de tudo. Seguiremos com a mesma estratégia — garante Cristiano Lima, responsável pela produção e programação dos canais General Entertainment no Brasil.
O principal motivo da mudança é o alinhamento internacional para o lançamento da marca STAR na América Latina. Ainda em 2021, a Disney pretende lançar o aplicativo STAR+, que tem o objetivo de levar conteúdo adulto das marcas de propriedade da companhia aos assinantes do Disney+. O app irá oferecer, além de séries, programação esportiva ao vivo e sob demanda.
A alteração de FOX para STAR impacta os outros canais do conglomerado. Nessa mesma reformulação, o FOX Premium passa a se chamar STAR Premium e segue com a mesma proposta de oferecer novas estreias de filmes e séries. Já seriados como This Is Us e Um Contra Todos, destaques recentes dos canais FOX Premium 1 e 2, poderão ser encontrados no STAR Hits, novo nome do FOX Premium 1, e STAR Hits 2, no lugar do FOX Premium 2.
Conhecido por sua programação mais leve, o FOX Life se tornará STAR Life. Em sua programação, a base segue a mesma e os fãs poderão ver seriados como Law & Order: SVU, New Amsterdam e The Resident. Já o FX, conhecido pelo conteúdo adulto, manterá seu nome.
Os únicos resquícios da FOX no país seguem na área esportiva. Sem revelar detalhes, a companhia informou que a mudança para STAR não impacta a FOX Sports, que mantém o mesmo nome, assim como a ESPN. As programações também seguem sem alteração.
Campanha
Para anunciar o reposicionamento, o canal tem apostado em vinhetas desde o final de janeiro e na veiculação de uma nova campanha estrelada por Lulu Santos. Com o mote “O meu destino é ser STAR”, em uma releitura de De Repente Califórnia, o clipe faz uma analogia com o novo nome dos canais FOX e seus títulos.
A opção pelo ícone de estrela foi bem recebida pelos brasileiros, segundo os executivos da Disney. A renovação do pacote visual vai ser marcada por grandes mudanças.
— A estrela tem uma mensagem boa e os brasileiros já estabelecem um vínculo com celebridades, entretenimento e uma síntese positiva de qualidade e variedade. Isso é exatamente o que a gente procura com essa transição — reforça Danilo Campos, responsável pelo marketing de In-Home Media no Brasil.