O tráfico de escravos pelo Oceano Atlântico, há mais de 400 anos, espelha a ganância em milhões de vidas perdidas. Este drama é retratado com delicadeza na série Escravidão: Uma História de Injustiça, que ganha seu segundo episódio inédito nesta sexta (27), às 21h, no canal pago National Geographic — o primeiro capítulo pode ser assistido na plataforma Net/Now.
“Quando comecei, não fazia ideia de que essa jornada voltaria às minhas raízes”, diz o ator Samuel L. Jackson na abertura do episódio de estreia.
Apresentador da produção, o astro de Hollywood descobriu por um exame de DNA que seus antepassados pertenciam ao povo Benga, no atual Gabão. Jackson tenta remontar a árvore genealógica da família, em meio a imagens de buscas a seis navios que afundaram com escravos a bordo, na rota entre África e EUA.
Ao longo da temporada, formada por seis episódios, o ator irá explorar locais como os fortes de Gana, as mansões imperiais britânicas e as antigas plantações americanas, para mapear os caminhos dos escravos. No capítulo da semana que vem, a equipe mostrará uma investigação em Recife (PE), no Brasil, cidade que foi o quinto maior centro mundial do tráfico de escravos.
Em quatro séculos, mais de 12 milhões de negros africanos foram sequestrados e escravizados — cerca dois milhões deles morreram em navios de transporte.
História
Escravidão: Uma História de Injustiça conta com a direção de Simcha Jacobovici, jornalista investigativo três vezes premiado com o Emmy, com textos da jornalista investigativa e autora de best-sellers Afua Hirsch.
A dupla costura a narrativa do seriado com a preocupação de mostrar o quanto o conhecimento sobre a escravidão é importante para se ter uma sociedade mais justa e igualitária. Alguns dos episódios se dedicam a mostrar a cultura dos povos africanos, retratados em danças, rituais e festas tradicionais.
Mais atrações
Noelle precisa salvar o Natal
O Disney+ mal chegou ao Brasil e já tem mais novidades no seu catálogo. Neste fim de semana, o destaque é a estreia do filme Noelle. A personagem-título, vivida por Anna Kendrick, é filha do Papai Noel. A jovem, lógico, é cheia de espírito natalino e fará de tudo para ajudar o irmão Nick (Bill Hader) a assumir o posto do pai, que morreu de forma inesperada. Muito atrapalhado, Nick pega alguns dias de férias e decide sumir de vez. Ao perceber o desaparecimento, Noelle terá que correr para buscar o irmão a tempo de salvar o Natal. O filme dirigido por Marc Lawrence também tem no elenco Shirley MacLaine.
Vida de cobradora
Desesperada para sair da sua cidade natal e sem recursos para pagar seus estudos, Peg Dahl (Zoey Deutch) se transforma numa cobradora de dívidas implacável. Esta é a trama da comédia inédita Como Sair de Buffalo, que estreia às 22h30min, no canal pago TNT. Dirigido por Tanya Wexler, o filme aborda temas como realização pessoal e empoderamento feminino, e ainda traz no elenco Judy Geer e Brian Sacca.