"O #tbt de hoje é pra ele!", escreveu Ana Maria Braga em seu perfil no Instagram na noite desta quinta-feira (12), compartilhando algumas memórias ao lado de Tom Veiga. O intérprete de Louro José trabalhava há mais de 20 anos com a apresentadora, entre as emissoras Record e Globo.
Nas imagens, o ator aparece em cenas de bastidores, num aniversário com Ana Maria e até em um vídeo divertido, em que afirma para a câmera: "Minha filha, eu não entendi nada porque eu não estava prestando atenção. Você pode explicar tudo de novo, por favor?".
Veiga foi encontrado morto em casa em 1º de novembro. O laudo do Instituto Médico-Legal (IML) apontou que o ator teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, provocado por um aneurisma. Ele tinha 47 anos e deixou quatro filhos.
Seu personagem mais famoso, o Louro José, foi criado pela apresentadora em 1996. Na época, ela apresentava o programa Note e Anote, na Record.
"Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: 'Vamos pôr o Louro'. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo", relatou Ana Maria em depoimento ao site Memória Globo.
A apresentadora testou diversas pessoas de seu programa na manipulação do boneco, mas Veiga se destacou e ficou no papel. Na ocasião, ele era assistente de estúdio no programa Note e Anote. Após um dia de trabalho, ele pegou o fantoche para brincar com seus colegas. Ana Maria Braga viu e gostou. Ela pediu que Veiga manipulasse o boneco ao vivo no dia seguinte.
No Mais Você, ele dividia a apresentação com Ana Maria, ajudando no comando dos quadros, realizando reportagens e participando de algumas viagens pelo programa.