O ator Flávio Silvino, hoje com 49 anos, está aposentado e recluso em um apartamento no Rio de Janeiro com a mãe, Diva Placido, e o irmão, João Paulo. O intérprete de Paulo em Laços de Família, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, tem passado boa parte do tempo vendo TV, principalmente telejornais, e ouvindo música.
Em entrevista ao jornal Extra, a mãe de Silvino disse que o filho prefere receber familiares em casa e passear por praças de Copacabana, região em que mora. Ele também escreve músicas e poesias. Mas tudo ocorre longe dos holofotes, já que está fora do ar desde o papel na novela de Manoel Carlos.
— Foi um trabalho longo para convencê-lo a aceitar a ideia da aposentadoria. Quero deixar o Flávio viver a vida dele sem pensar em TV — justifica Diva, que prefere que ele não conceda entrevistas.
Filho do humorista Paulo Silvino, morto em 2017, Flávio sofreu um acidente de carro em 1993 e ficou em coma por três meses com traumatismo craniano e perda de massa encefálica. De lá para cá, passou por tratamento terapêutico e segue fazendo sessões de fisioterapia.
Em entrevista recente à revista Quem, Tony Ramos comentou que a troca em cena com Flávio foi intensa. Em Laços de Família, Ramos vive Miguel, um dono de livraria que administra a família marcada pelo acidente sofrido pelo filho Paulo e sua mulher. Na colisão, Paulo ficou com sequelas e se recupera aos poucos.
— Tivemos o Flavinho fazendo meu filho após o acidente. Flavinho Silvino teve um acidente na vida real e quando o Maneco falou com ele, ele ficou empolgado. E mesmo com as dificuldades que existiam, ele falava que a interpretação era um depoimento de vida. Flavinho foi muito generoso. Nós ensaiamos na casa dele. Eu ia até lá. Nosso saudoso Paulo Silvino estava lá, ao lado, e conversávamos muito — recorda Ramos.
Para aliviar a carga dramática em cena, Ramos aponta que a outra filha do personagem, Ciça (vivida pela gaúcha Julia Feldens), ajudava no núcleo cômico com suas frases.
— Aquela filha parecia mãe do pai em muitos momentos (risos). A Julia é uma excelente atriz. Era uma grande turma fazendo uma novela de um excelente autor, que é o Manoel Carlos — aponta ele.