A novela Laços de Família, que retorna à grade da RBS TV na próxima semana, pode fazer o público se perguntar a respeito do paradeiro de Julia Feldens, atriz gaúcha que interpretou Ciça, filha mais nova de Miguel (Tony Ramos). Na trama, além de ser uma universitária irresponsável, a personagem não tinha muita paciência com a deficiência do irmão.
Vinte anos depois, Julia está bem longe dos holofotes — e não faz muita questão de retornar a eles. Em um breve papo com GZH, ela revelou que está fazendo um mestrado no programa de semiótica e comunicação da PUC-SP, em que o objeto de estudo é a própria casa em que mora.
— Há cinco anos compartilho a casa que moro com meus filhos e com muitos artistas. Não cobro nada de ninguém. É sobre compartilhar o que temos e a minha dissertação é sobre o valor que isso gera mesmo não existindo trocas monetárias. Faço girar uma economia cujo capital é simbólico — explica Julia, que já recebeu mais de mil artistas no local no período.
Hoje com 42 anos, Julia não é vista em um projeto de grande divulgação desde 2004, quando atuou em Um Só Coração, minissérie da Globo que prestava homenagem aos 450 anos de São Paulo. Em 2019, porém, ela teve a chance de voltar a atuar em uma série da Netflix, Boca a Boca, lançada em julho deste ano pela plataforma.
A gaúcha conta que só aceitou participar da produção por ter sido convidada por Esmir Filho, criador do enredo. A troca nos bastidores engatou um outro projeto em sua vida pessoal:
— A série está linda e, durante este processo de filmagem, eu, Esmir e um amigo gaúcho decidimos nos unir e montar uma padaria na garagem da minha casa. O objetivo é juntar dinheiro pra financiar artistas que vem fazer residência na minha casa — reforça Julia.
Além disso, em breve a atriz poderá ser vista no filme O Amor está Preso?, título que faz referência a uma música do rapper brasileiro Edgar. Toda a criação, montagem, roteiro e direção do longa é dela junto de um amigo.
— Queremos que as pessoas reflitam sobre como lidamos com nossas paixões, corpos e afetos — finaliza.