Depois de produzir uma longa franquia de filmes em sequência nos cinemas, o Universo Cinematográfico Marvel chega com força às telas menores nos próximos anos. Não será a primeira incursão do estúdio na televisão, que teve séries como Jessica Jones e Agents of SHIELD, entre outras de menor sucesso. Desta vez, no entanto, a companhia traz as suas grandes estrelas para a Disney+.
Entre as novidades que mais deixam os fãs ansiosos está o retorno de Tom Hiddleston como Loki; a série sobre o casal Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany), que se diz inspirada em sitcoms; e as novas aventuras de Falcão (Anthony Mackie) com o Soldado Invernal (Sebastian Stan).
A seguir, veja o que já sabemos sobres estes e outros projetos da Marvel para a televisão.
Loki
Um vilão como Loki, o irmão problemático de Thor, não morre simplesmente. Amado pelo público, apesar de suas eternas artimanhas para conquistar poder, o personagem continua escapando da morte - independentemente de quão absoluta os roteiristas tentem fazê-la parecer.
Agora, mais uma vez interpretado por Tom Hiddleston, o deus da trapaça estrela sua própria série de televisão, que deverá estrear na Disney+ em algum momento de 2021 (segundo o site da Marvel durante a primavera dos Estados Unidos, que corresponde ao nosso outono), apesar de nenhuma data ser definitiva na pandemia. Mas nada do Loki redimido, como foi visto nos primeiros minutos de Vingadores: Guerra Infinita.
Quem está de volta é uma versão antiga do vilão, que escapa para uma realidade alternativa em uma cena orquestrada durante Ultimato. Em posse do Tesseract, Loki deverá de fato viajar constantemente no tempo e, de acordo com a sinopse da série, tentará influenciar os momentos mais importantes da história da humanidade.
A missão de fazer o confuso enredo ir para frente ficou para Michael Waldron, escritor de Rick e Morty acostumado com os dilemas de brincar com o espaço-tempo, que será o principal roteirista da produção. A direção fica a cargo de Kate Herron, que trabalhou recentemente em Sex Education.
Feiticeira Escarlate e Visão
Prevista para estrear na Dinsey+ neste ano, a série WandaVision é descrita pelo estúdio como "uma combinação do estilo de sitcom clássico com o Universo Cinematográfico da Marvel". A trama é centrada em dois velhos conhecidos do público: o casal Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen, a Feiticeira Escarlate) e Vision (Paul Bettany).
Segundo a sinopse, os dois super-heróis estão vivendo uma vida suburbana ideal quando começam a suspeitar que algo não está certo. Como Visão morreu no confronto com Thanos em Guerra Infinita e, diferentemente de outros personagens, não retornou ao final de Ultimato, é possível que tudo não passe de uma criação da poderosa mente de Wanda.
A direção é de Matt Shakman, que chegou a dirigir episódios de Game of Thrones; enquanto Jac Schaeffer, do longa Viúva Negra, é a escritora principal.
Falcão e o Soldado Invernal
Com estreia prevista para esta primavera, a série de Falcão e do Soldado Invernal deve dar sequência ao que foi visto no epílogo de Vingadores: Ultimato. Com a ausência do Capitão América (Chris Evans), seus amigos Sam Wilson (Falcão, interpretado por Anthony Mackie) e Bucky Barnes (o Soldado Invernal, vivido por Sebastian Stan) se unem para uma nova aventura.
Como a série ainda deve ter o retorno do vilão Helmut Zemo (Daniel Brühl), apresentado em Capitão América: Guerra Civil, é possível que Bucky estará em busca de vingança. Afinal, ele teve sua mente controlada pelo vilão, o que levou a uma dissolução dos Vingadores, enquanto Steven Rogers tentava ajudá-lo e Tony Stark (Robert Downey Jr.) descobria uma triste ligação do Soldado Invernal com seu passado.
A produção é dirigida por Kari Skogland, que trabalhou em séries de sucesso como Handmaid's Tale, Vikings e The Walking Dead. Malcolm Spellman, de Empire, é o escritor principal. Confira o trailer divulgado pela Marvel com cenas de Loki, WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal:
Outros projetos
Há ainda a antologia animada What if...? ("E se...?"), prevista para estrear em 2021, no verão dos EUA (nosso inverno). A produção explora o que poderia ter acontecido no Universo Cinematográfico da Marvel se momentos-chave da trama tivessem sido diferentes, inspirados na série de quadrinhos homônima. A direção é de Bryan Andrews, que trabalhou no departamento artístico de diversos filmes da Marvel, enquanto as animações são de Stephan Franck, que trabalhou em Homem-Aranha no Aranhaverso.
Também em 2021, mas na primavera, deverá ser lançada a série solo do Gavião Arqueiro, Clint Barton. O ator Jeremy Renner retorna para interpretar o personagem, como fez nos filmes de Vingadores. Além de revelar mais detalhes sobre a origem de Clint, a série acompanhará o treinamento de Kate Bishop, que deverá tomar seu lugar como arqueira.
A Marvel ainda apresenta em seu site outras produções televisivas em pré-produção, mas sem divulgar data de estreia. Entre os títulos está She-Hulk, a "Mulher-Hulk", que deverá ser focada na prima de Bruce Banner (Mark Ruffalo), Jennifer Walter. Nos quadrinhos, ela trabalha como advogada para diversos super-heróis, mas acaba com os poderes do primo após uma transfusão de sangue emergencial. Ainda sem elenco ou data de estreias definidos, a série já está com os roteiros prontos, como divulgou uma das escritoras, Dana Schwartz, no Twitter. A showrunner do projeto é Jessica Gao, de Ricky e Morty.
Ms. Marvel é outra aposta do estúdio, e nada de Carol Denvers (Brie Larson) como a protagonista. A série deverá ser inspirada em um HQ de 2013, no qual o posto de Ms. Marvel é tomado por Kamala Khan, nada menos que a primeira super-heroína muçulmana a ter um título próprio nos EUA. Bisha K. Ali, que trabalho em Sex Education e na série Quatro Casamentos e Um Funeral, deverá ser a showrunner do seriado.
O Moon Knight/Cavaleiro da Lua também estará presente no catálogo da Disney+. O showruuner será Jeremy Slater, de Umbrella Academy. O protagonista da história é Marc Spector, um estranho personagem com múltiplas personalidades, que evolui de fuzileiro naval para mercenário e, eventualmente, um canal para uma divindade egípcia.