Sucesso na Netflix, a série americana Warrior Nun, lançada no início deste mês, é protagonizada pela atriz portuguesa Alba Baptista, cujo pai é brasileiro. Baseada em uma história em quadrinhos, a história acompanha Ava Silva, uma freira lutadora que faz parte de uma sociedade mágica contra demônios. A trama, uma mistura de suspense com comédia adolescente, alçou a produção às primeiras posições na lista das mais assistidas na plataforma, levando a atriz de 23 anos aos holofotes internacionais.
Nascida em 10 de junho de 1997, em Lisboa, Alba é a filha mais nova de um engenheiro mecânico natural do Rio de Janeiro. Ele conheceu a mãe da atriz na capital fluminense, quando ela veio de Portugal para cá trabalhar como tradutora. Tendo se mudado de país várias vezes, devido à profissão do pai, a protagonista de Warrior Nun fala cinco idiomas – português, inglês, espanhol, francês e alemão.
Alba atua há quase uma década e trabalhou em diversos filmes e novelas portugueses. Ela começou a carreira aos 17 anos, com o curta-metragem Miami, de Simão Cayette.
— Na minha cabeça sempre foi esse o filme que desencadeou um amor que eu não sabia que tinha. Adrenalina que ainda hoje tenho e que espero sempre ter, e que tem muito a ver com o não estar confortável e ter necessidade de me adaptar — disse Alba à revista Máxima, se referindo ao papel em Miami.
Em 2014, ela estreou na TV portuguesa com a novela Jardins Proibidos. Depois, esteve em várias outras produções, tanto para a TV, como a novela A Impostora, quanto para o cinema, como os filmes Leviano e Linhas de Sangue.
— A televisão é o alcance à realidade e o cinema é o alcance à perfeição — diferenciou a atriz na mesma entrevista.
Segundo ela, as novelas foram “uma escola fantástica” e que, se não as tivesse feito, “não teria sido capaz de aguentar o ritmo da Warrior Nun”.
Em 2018, Alba participou do festival de cinema Subtitle, na Irlanda, onde recebeu o prêmio de atriz revelação. Lá, ela chamou a atenção de diretores de elenco da Netflix, que a convidaram para estrelar Warrior Nun.
— Quando recebi (o convite por e-mail), fui logo ver as cenas e depois estava a ler e pensei "wow, esta personagem é durona…", depois li a informação no e-mail e dizia "Netflix Production, lead character", e eu fiquei… "pfff, ok…" — confessou, em entrevista à Vogue.
Inicialmente sem expectativas, a atriz arriscou no teste, que acabou levando-a de Lisboa para Hollywood.