Quantas vezes é preciso dizer adeus? Para os fãs de Breaking Bad, pelo menos três. Depois de se despedir da série original e do filme derivado, El Camino (2019), agora é hora de deixar para trás o spin-off Better Call Saul. A produção chega ao fim na sexta temporada — ainda sem data de estreia, mas esperada para 2021 —, ultrapassando em um ano a duração do seriado que lhe deu origem.
Prólogo de Breaking Bad, a série investiga a transformação de Jimmy McGill em Saul Goodman (Bob Odenkirk), passando de golpista para advogado e, então, para advogado golpista. A trama ainda ilumina o passado de Mike Ehrmantraut (Jonathan Banks), policial aposentado que passa a trabalhar como assassino de aluguel, e do traficante Gus Fring (Giancarlo Esposito).
Em entrevista ao site TV Line, o showrunner e produtor executivo Peter Gould agradeceu aos fãs do programa por tornar o spin-off um sucesso e dar a ele a oportunidade de contar a história completa do "herói complicado e comprometido Jimmy McGill".
— Não poderíamos ser mais gratos aos fãs e críticos que estão tornando essa jornada possível. No próximo mês, começaremos o trabalho na sexta e última temporada e faremos o possível para acertar no pouso — declarou em janeiro.
Apesar das gravações terem de fato iniciado em fevereiro, elas foram suspendidas no mês seguinte por conta da pandemia de coronavírus. A previsão é de que a série ainda chegue às telas em 2021, porém, no segundo semestre. Como em outras produções, o prazo dependerá do avanço da covid-19.
A espera, no entanto, deve ser recompensada: normalmente com 10 episódios, a temporada final de Better Call Saul vai ter três episódios extras para arrematar a trama e entregar um prólogo completo à Breaking Bad.
Pontas soltas
Aviso: spoilers à frente.
Os fãs de Breaking Bad lembram bem de como a série tem início e, comparando a história com o final da quinta temporada de Better Call Saul, podem ter uma ideia geral do que ainda falta ser explorando no spin-off. Uma das pontas soltas diz respeito à esposa de Jimmy, Kim Wexler (Rhea Seehorn), que não estava presente na série original. Mas o que aconteceu? Ela abandona o advogado? Decide ir viver outra vida? Ou é a vida dela que chega ao fim? O showrunner não descarta um final traumático para Kim:
— O título do penúltimo episódio da quinta temporada foi Bad Choice Road ("estrada da má escolha"). E, certamente, Kim Wexler parece estar em uma estrada ruim — afirmou Gould em entrevista ao The Wrap.
Nos últimos capítulos, a personagem enfrentou Lalo Salamanca (Tony Dalton) e estava determinada a sabotar o trabalho de Howard Hamlin (Patrick Fabian), para beneficiar Jimmy. É possível presumir que pelo menos uma dessas duas escolhas determine como será o fim de Kim.
Enquanto isso, não restam dúvidas quanto à sobrevivência de Jimmy/Saul. Mas exatamente o que vai acontecer com o protagonista para torná-lo o personagem visto em Breaking Bad? Ao Deadline, Gould recordou que o personagem já participou em vários esquemas terríveis e não apenas envolvendo Walter White.
— Sinto que ele tem um fardo cármico. Esse cara merece um final feliz?