O jardineiro Baltazar da Silva, morador de Santo Ângelo, na região das Missões, viu sua caminhonete Pampa 1983 ser alvo de piadas nas redes sociais nos últimos dias após um vídeo viralizar na internet. As imagens mostram o veículo circulando pelas ruas da cidade em péssimo estado, com pintura desgastada, chassi rebaixado e as janelas, sem vidros, fechadas por um saco plástico.
Se parte das pessoas que recebeu o vídeo debochou da situação, outra decidiu ajudar o jardineiro de 39 anos. O assunto foi pauta do Encontro com Fátima Bernardes nesta terça-feira (30), que contou com a participação de Baltazar por vídeo. Para a apresentadora, ele explicou que, mesmo "caindo aos pedaços", a caminhonete era responsável pelo sustento da família. O jardineiro mora com a esposa e com as filhas, de 4, 9 e 15 anos.
— Esse carro é o que sustentou a minha família. Ele nunca me deixou na mão. Já estava acostumando com as pessoas tirando sarro — disse, revelando que comprou a Pampa há três anos por R$ 2,3 mil, divididos em 10 parcelas.
Vaquinha
Sabendo que Baltazar não tem condições financeiras de reformar ou comprar outro carro, um grupo de moradores de Santo Ângelo decidiu arrecadar dinheiro em uma ação solidária na internet. Marcos, pioneiro da iniciativa, também conversou com Fátima Bernardes. Ele contou que a história acabou chegando ao site Razões para Acreditar, que decidiu ajudar o gaúcho com uma segunda vaquinha online.
Segundo Marcos, as duas iniciativas arrecadaram R$ 72 mil, que serão destinados para uma nova caminhonete de trabalho do jardineiro. Por conta do laço sentimental, Baltazar afirmou que não pretende se desfazer do carro velho. Mas, agora, ele ficará parado e nas lembranças do jardineiro.