Há mais de vinte anos fora do ar, a série Um Maluco no Pedaço segue no coração de fãs mundo afora. E, aparentemente, também na mente do elenco, que se reuniu em uma live nesta semana. O encontro foi orquestrado por Will Smith, 51 anos, que está aproveitando o momento de quarentena para apresentar no Snapchat seu próprio programa de transmissões ao vivo, intitulado Will at home.
Além de Will, participaram da conversa Alfonso Ribeiro, Tatyana Ali, Karyn Parsons, Joseph Marcell, Daphne Reid e Jazzy Jeff. Nostálgico, Smith compartilhou em seu Instagram o momento único com os antigos colegas de trabalho. "Faz 30 anos desde que o primeiro episódio de Um Maluco no Pedaço foi ao ar", escreveu o ator.
Nos comentários, internautas e fãs se emocionaram com o reencontro do elenco. "Muito bom ver todos reunidos depois de tanto tempo. Vocês são incríveis", compartilhou uma seguidora.
Comédia com momentos dramáticos, Um Maluco no Pedaço apresentou o ator como o personagem homônimo, Will, que, após se envolver em problemas na Filadélfia, é enviado pela mãe para morar com seus tios. Da periferia para a mansão dos ricos Phil e Vivian, ele demora a se adaptar ao novo ambiente e se transformar no "Príncipe de Bel-Air", na Califórnia.
É a história resumida em todos os capítulos da sitcom, em uma das músicas de abertura mais conhecidas do mundo, cantada pelo próprio ator: "Now, this is a story all about how/ My life got flipped-turned upside down/ And I'd like to take a minute/ Just sit right there/ I'll tell you how I became the prince of a town called Bel Air" ("Agora, esta é uma história sobre como/ Minha vida virou de cabeça para baixo/ E eu gostaria de um minuto/ Então senta aí/ Eu direi como me tornei o príncipe de uma cidade chamada Bel-Air").
Will passa os dias fazendo graça da nova família, incluindo os primos Carlton, Ashley e Hilary, mas vez por outra se vê frente a problemas reais durante o desenrolar da história. Dramas como racismo, violência policial e abandono parental são algumas das questões tratadas com seriedade pela sitcom.
Produzida por Quincy Jones e exibida originalmente pela rede NBC até 1996, a série fez muito sucesso e foi responsável por revelar Smith como ator. No Brasil, estreou no SBT em 19 de março de 2000. Atualmente, está disponível por streaming na Netflix.
Até hoje, a produção segue gerando frutos. No final de 2019, Smith anunciou o lançamento de uma marca de roupas inspirada em seu personagem no seriado. Com o nome de Bel-Air Athletics, a marca foi descrita como "fundamentada na rebelião e na individualidade que o personagem de Will incorporou ao programa", segundo um comunicado publicado pelo canal norte-americano CNN.