Um levantamento da ONG Global Witness aponta que o Brasil é um de países que mais matam ativistas ambientais. Esta é uma questão central de Aruanas, série original Globoplay que estreia na RBS TV hoje, às 22h35min. A produção terá exibições semanais, depois da novela Fina Estampa.
Para discutir o tema, com cenário na fictícia cidade de Cari, no Amazonas, a trama assinada por Marcos Nisti e Estela Renner busca alertar para a iminente crise ambiental e a importância de se ter pessoas engajadas na luta contra empresas que deterioram os recursos naturais.
Poder feminino
Aruanas é centrada em três mulheres que militam desde a adolescência na causa ambiental: as amigas de infância Natalie (Débora Falabella), Luiza (Leandra Leal) e Verônica (Taís Araujo). Adultas, recebem um pedido de socorro no Amazonas.
Uma série de evidências mostra que elas lutarão contra garimpos ilegais que estão ligados a uma renomada mineradora. Também terão pela frente assassinatos e ameaças aos povos indígenas da região. Ao mesmo tempo, o trio viverá dilemas pessoais, como traição e briga judicial por guarda de filho.
Além das protagonistas, a estagiária Clara (Thainá Duarte) representa a nova geração de ativistas. Ela fugiu de sua cidade natal, no interior de São Paulo, onde vivia um relacionamento abusivo com Ramiro (Rafael Primot), para entrar na ONG e evoluir também como mulher.
Aruanas tem seu time de vilões ligados aos negócios escusos e à pior face da política. Miguel Kiriakos (Luiz Carlos Vasconcelos) herdou de seu pai um império em garimpos e lidera os trabalhos da mineradora KM na Amazônia. Seu trabalho terá suporte de Olga (Camila Pitanga), reconhecida lobista em Brasília. Sua missão é facilitar a emissão de um decreto de extinção de uma reserva indígena, para então promover a exploração do lugar de forma legal.
Outros destaques desta terça-feira
Von Richtofen - Instagram
A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, filmes sobre o caso Von Richthofen, crime que teve grande repercussão no Brasil em 2002, são assunto da live que será transmitida nos perfis no Instagram da rede de cinemas Cinemark e da Galeria Distribuidora. A conversa reúne o diretor dos longas, Maurício Eça, e os roteiristas Ilana Casoy e Raphael Montes.
A pandemia do coronavírus cancelou a estreia dos filmes, em 2 de abril. A nova data ainda não foi anunciada. Sua produção tem relação com Suzane Von Richthofen e Daniel Cravinhos, condenados pelos assassinatos dos pais dela - são baseados nos documentos do processo.
Jonas Brothers - Amazon Prime Vídeo
O streaming da Amazon liberou Happiness Continues: A Jonas Brothers Concert Film, que oferece uma visão dos bastidores do trio em sua turnê de 2019 com ingressos esgotados.O público pode ver performance de hits como Burnin ‘Up, SOS e Year 3000.
Israel Novaes - YouTube, 20h
Cantor sertanejo agita a casa dos brasileiros com sua live “Israel Novaes das antigas”. O show on-line faz parte do projeto Live no Sofá. Hoje também é aniversário do músico, que irá presentear os fãs com sucessos como Vó, Tô Estourado, Vai Entender e Cuidando de Longe.
Marina Lima - Instagram, 20h30min
A cantora passa em revista seus maiores sucessos e interage com seus fãs na Live No Abrigo.
Erre - Paramount, 23h30min
Estreia do seriado que acompanha Franco (Mauricio Ochmann), homem com uma vida medíocre que encara uma reviravolta quando recebe, por engano, um diagnóstico de morte iminente. Traumatizado. ele decide aproveitar o pouco tempo que tem.
j