Uma tradição nos finais de semana da Casa da Música Poa vai mudar de lugar. Devido à pandemia do coronavírus, os recitais de música clássica que ocorriam no espaço cultural ganharão uma versão virtual a partir de hoje, às 17h30min, dentro da programação do projeto Serenata na Janela.
A mezzo-soprano Angela Diel e o violinista Ariel Polycarpo são as primeiras atrações, em apresentações que podem ser vistas pelas redes sociais da Casa da Música.
– A poesia diz tudo neste momento em que estamos calados, ouvindo o silêncio. É esta a mensagem que está nos escritos de
Vinicius de Moraes, minha escolha para essa apresentação, que vem dizer algo desse confinamento que somos obrigados a fazer – explica Angela, que também é diretora artística da Casa da Música Poa.
Segundo ela, a expectativa é que os recitais ocorram semanalmente, com novas transmissões a serem confirmadas. Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, a iniciativa irá divulgar vídeos já gravados de outros artistas locais, sempre mostrando sua arte nas janelas do prédio histórico.
Entre os materiais já divulgados na web, estão as apresentações da soprano Andiara Mumbach, do oboísta Érico Marques, do violinista Ricardo Chacon e da flautista Angélica Molina. Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos, e a Partita II Sarabande, de Bach, são algumas das composições que foram exploradas pelos músicos.
A proposta da Serenata na Janela é manter a apreciação dos artistas locais. O espaço cultural, que está consagrado na vida cultural da Capital há 11 anos, precisou adiar diversos eventos, como as séries La Guitarra, Pianíssimo e Nobres Recitais. Com a movimentação das redes sociais, a intenção é levar um pouquinho da música clássica para os seus admiradores e frequentadores da Casa.
— Temos que resistir e ficar preparados para logo podermos nos apresentar ao vivo. A angústia é essa: tudo o que estava programado foi suspenso. Temos apresentações de artistas da Itália e dos EUA previstas para agosto e setembro, mas não há como confirmar se elas vão de fato ocorrer — antecipa Angela.
Veja outros destaques desta quarta-feira
Aconteceu na Quarta-feira - Curta!, 22h
Último longa-metragem do cineasta Domingos Oliveira (1936-2019, Aconteceu na Quarta-feira é destaque na programaçao do canal por assinatura Curta!. No filme, Julio (Ricardo Kosovski) e Julia (Priscilla Rozenbaum) formam um casal de atores preso a um casamento insuportável, regrado por uma relação de amor e ódio. Frustrado, ele decide sair de casa. Mas, ao mesmo tempo, fica, pois surge em seu lugar um homem idêntico a ele. Como interlocutor do casal, entra em cena o tímido e estranhíssimo psicanalista Marco (André Mattos).
A produção foi exibida nos cinemas em 2019 e integrou a programação do Festival de Cinema do Rio de Janeiro.
O Dono do Lar - MULTISHOW, 22h
Estreia da segunda temporada do sitcom que acompanha Américo (Maurício Manfrini), que se torna o dono do lar na casa dos país de sua mulher após perder o emprego. Além de aprender a usar a máquina de lavar, passar roupas e cozinhar, ele ainda precisa lidar com a sogra, o cunhado e o sogro, que se aposentou e vive mal-humorado.
Marcos e Belutti - YOUTUBE, 20h
Live com os maiores sucessos da carreira da dupla sertaneja. Com 10 álbuns ao longo dos últimos 12 anos, os músicos também devem revisitar parcerias ao lado de Michel Teló (Desce do Salto) e Wesley Safadão (Aquele 1%).
Alma Viajante - OFF, 22h
Estreia do programa, que acompanha a professora de yoga Milla Monteiro em uma jornada de autoconhecimento. Ela vai imergir na cultura da Etiópia de norte a sul, visitando aldeias e lugares de grande beleza, compartilhando histórias e vivenciando a devoção e a religiosidade do país africano