Jonas Sulzbach conhece os desafios do Big Brother Brasil. Na edição de 2012, o modelo foi eliminado no último paredão, garantindo o terceiro lugar na disputa. Oito anos depois, o gaúcho de Lajeado vê sua namorada, Mari Gonzalez, trilhar um caminho parecido com o seu no reality, chegando ao grupo dos últimos cinco participantes do BBB 20.
A passagem do casal pelos programas é recheada de coincidências: no BBB 12, Jonas praticamente morava na academia para manter seu físico de atleta. Mari, no BBB 20, foi uma das participantes que mais frequentou o espaço. Os dois também comemoraram seus respectivos aniversários no reality e, ainda, completando a mesma idade: 26 anos (Mari nasceu no dia 16 de fevereiro de 1994 e, Jonas, no dia 7 de fevereiro de 1986).
É claro que fica um mistério: será que ele deu dicas sobre confinamento para a sister?
— Muita gente fala, até lá dentro virou assunto. Principalmente os meninos no início. Fala que eu dei curso para a Mari, que falei tudo como é. Na realidade, é tudo balela. A única coisa que falei é: "Seja você mesma, se entregue ao jogo, mostre esse seu lado humano e verdadeiro". Foi o que ela fez — disse Jonas, em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.
Dando dicas ou não, Jonas é mais que um telespectador do BBB 20. O gaúcho acabou virando um participante extra do jogo ao defender a imagem de sua amada e levantar torcida para a influenciadora digital. É praticamente um advogado da sister do lado de fora.
Através do seu perfil no Instagram e no Twitter, compartilha vídeos de Mari no reality, comenta as polêmicas do jogo sem papas na língua e, ainda, posta fotos se derretendo de saudades da namorada.
Na semana passada, quando Mari ganhou a prova do líder em uma prova de habilidade, Jonas fez questão de alfinetar Bruno Gagliasso, após o ator dizer que havia um "peso morto" no programa, ao se referir à influenciadora:
Ainda no início do programa, Jonas revelou que estava sofrendo ameaças após uma conversa de Mari e Felipe Prior sobre zoofilia. Acabou emocionando o público ao defendê-la em prantos:
— É muita injustiça o que estão fazendo com a Mari. Uma falta de interpretação — falou, chorando compulsivamente, em uma sequência de stories publicados no Instagram.
O modelo também já se irritou com uma possível exclusão feita por outras sisters com Mari. Jonas criticou um comentário feito por Thelma, que comparou o BBB 20 com a minissérie A Casa das Sete Mulheres, sendo que havia ainda nove participantes femininas na disputa - Mari e Flayslane foram deixadas de fora da contagem.
— Mari recebeu muitas críticas por não se posicionar, mas isso, na verdade, é coerência. Ela sempre manteve o mesmo posicionamento e o controle emocional, independentemente da circunstância. Dentro da casa os próprios participantes perceberam isso, viram que ela não está fazendo nenhum tipo. É o jeito dela — disse Jonas à Folha de S.Paulo, comentando a postura de Mari de se esquivar dos conflitos e das polêmicas, o que a deixou apagada na maior parte do confinamento.
Jonas também está ligado nos pedidos da namorada dentro da casa. Na metade de março, os participantes do BBB 20 foram avisados sobre a pandemia de coronavírus e todas as medidas de higiene e de isolamento social que estavam sendo tomadas no Brasil. Mari, imediatamente, pediu que o namorado não frequentasse mais a academia. Ele, então, passou a treinar em casa e ainda aproveita para compartilhar dicas de malhação:
O modelo também surfou na onda de lives que invade as redes sociais e conversou com os pais de Mari, Sônia e Alfredo Gonzalez. Foi claro o objetivo de fazer com que o público que acompanha o BBB conhecesse mais a sister. Ele acabou aproveitando o bate-papo com os sogros via internet para pedir a influenciadora em casamento: