A pandemia de coronavírus obrigou a mudança de formato ou veiculação de programas da televisão brasileira. Com a proibição de aglomerações e, consequentemente, de plateia, várias atrações estão no ar com reprises. Outras, porém, decidiram seguir ao vivo, apostando em um novo jeito de fazer TV: diretamente da casa dos apresentadores.
O Papo de Segunda e o Saia Justa, dois talk shows do canal de TV por assinatura GNT, inauguraram o novo formato na semana passada e seguirão assim até segunda ordem. A grande tela é dividida em outras pequenas, de acordo com o número de apresentadores ou convidados do programa. Cada um está na sua residência e, através de uma pequena câmera de um computador com acesso à internet, conseguem entrar no ar e interagir com os outros participantes como se estivesse no estúdio.
Os sinais de Astrid e novos quadros: como é o Saia Justa remoto
Em um primeiro momento, na metade de março, as integrantes do Saia Justa foram divididas: Astrid Fontenelle ficou no estúdio, Gaby Amarantos, Pitty e Mônica Martelli foram cada uma para sua casa.
— Na primeira semana, a gente fez uma conta que nunca tinha feito: dentro do estúdio, o básico era ter 25 pessoas. Naquele dia, só tinham três: eu, um câmera e um operador de teleprompter (TP) — contou Astrid Fontenelle, em uma entrevista por telefone para GaúchaZH.
Porém, na outra semana, uma recomendação médica fez com que o programa começasse a ser feito totalmente remoto. Astrid, que comanda o talk show há sete anos, foi diagnosticada com lúpus em 2012. Apesar de a doença autoimune estar controlada, seu médico ordenou que a apresentadora não saísse de casa, já que pessoas com comorbidades estão no chamado grupo de risco do coronavírus.
Astrid comentou sobre a experiência de conduzir um programa de casa. A ordem é: as integrantes só podem falar quando ela chamar, para o programa não virar uma bagunça. E até mímica vale nessa hora para colocar as meninas em ordem.
— Eu fico com um tablet com o retorno do programa em um fone de ouvido. Na outra orelha, estou ouvindo a diretora do programa que fala comigo pelo celular. Já existe até uns sinais de mão que eu faço quando já deu a fala delas. Como elas não tem retorno, o único retorno é minha cara, então tem uma hora que eu faço um negócio com minha cara que mostra para elas que está na hora de encerrar — contou, rindo, sem revelar qual é o gesto misterioso.
Além do formato remoto, o Saia Justa também inaugurou novos quadros, como o Respira e Não Pira, que traz especialistas de diversas áreas para dar dicas de meditação e ioga, por exemplo. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 21h30.
— O importante nessa hora é a mensagem. Se a mensagem é ficar em casa, a gente tem que ficar em casa. Nós não somos jornalismo hard news. No entanto, nós temos uma cumplicidade com o nosso público. A gente decidiu fazer e manter o programa para estar com nossa audiência nesse momento — concluiu Astrid.
Roupão, terno e bermuda: como é o Papo de Segunda remoto
Nesta segunda-feira (6), o Papo de Segunda irá repetir o formato com Fábio Porchat no estúdio e os outros integrantes em suas casas. Na semana passada, com a estreia do programa remoto, Porchat até brincou que estava se sentindo solitário, pela pouca quantidade de pessoas envolvidas na transmissão.
E os meninos do Papo de Segunda levaram a sério o home office e capricharam nas roupas e cenários: Chico Bosco adotou o roupão, João Vicente decidiu se vestir de "apresentador de telejornal" com terno, gravata e uma estilosa bermuda. Já Emicida colou pequenos papéis azuis e amarelos na parede que serve de pano de fundo em suas entradas, justamente para imitar o cenário original do programa.
Porchat contou, para GaúchaZH, que o formato do programa foi modificado por conta da distância entre os participantes:
— Com essa coisa de teleconferência, quase que o programa não é tanto debate, porque não dá para ficar um falando em cima do outro. Vira um programa de opiniões mesmo. Está sendo difícil, diferente, mas é interessante passar por essa experiência, porque nem teleprompter (TP) eu tenho. Eu vou conduzindo o programa pelo que eu estudei e pelas fichas que eu tenho na mão — comentou o apresentador.
A atração também conta com convidados ao vivo e debates sobre a pandemia do coronavírus com diferentes opiniões, além dos apresentadores contarem para o público suas rotinas de quarentena. O Papo de Segunda vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h30min.
Outra atração que vem de casa
Marcelo Tas, que comanda o #Provoca, programa de entrevistas na TV Cultura, também vai apresentar o programa diretamente de sua casa a partir desta terça-feira (7). A nova fase fez até com que a atração mudasse de nome: #ProvocaEmCasa. Tas irá entrevistar convidados remotamente e focar em temas que falam sobre a pandemia e sobre a experiência de ficar em isolamento. Gravado, o programa vai ao ar todas as terças-feiras, às 22h15min, na TV Cultura e no YouTube.