Manchas avermelhadas no rosto, olhos e boca secos e febre são alguns dos sinais que o corpo emite para avisar que pode ter sido acometido por lúpus.
A doença ficou conhecida no seriado House. Entre os bordões mais usados pelo protagonista, o médico Gregory House, estavam "It's not lupus" (Não é lúpus) e "It's never lupus" (Nunca é lúpus). Isso porque a doença é muito difícil de ser diagnosticada, e sempre que um personagem da trama tinha de enfrentar uma situação difícil de ser resolvida, o lúpus era apresentado como hipótese.
A doença autoimune – quando o organismo ataca a si mesmo – atinge uma em cada duas mil pessoas em todo o mundo e é mais comum em mulheres. Embora seja um problema raro, algumas pessoas bastante conhecidas já foram diagnosticadas com a doença. No Dia Internacional do Lúpus, conheça cinco celebridades que abriram o jogo e contaram que também sofrem com o problema, que não tem cura.
Selena Gomez
A jovem cantora e atriz, de 23 anos,descobriu que sofria com o problema em 2011, mas só revelou em 2015. Em entrevista à revista americana Billboard, ela contou que fez até quimioterapia para conter os avanços do lúpus e que a doença poderia ter causado um AVC – por isso, dois anos antes, ela se internou para fazer o tratamento. Na época, ela cancelou uma turnê e diversos sites chegaram a cogitar que ela estaria em reabilitação em razão de uma dependência química.
Astrid Fontenelle
Em 2012, a apresentadora, de 55 anos, contou que também tem lúpus. Ela chegou a ficar internada por 12 dias em decorrência da doença. Além de cuidados para evitar infecções que podem se aproveitar da baixa imunidade, ela revelou ao jornal Folha de S.Paulo que toma 45 comprimidos por dia para conter os avanços do problema.
Lady Gaga
A cantora diz que ainda não sentiu os sintomas, mas que, desde que descobriu ter lúpus, trata a doença. Como tem familiares com a doença, Gaga decidiu investigar se também eram portadora do gene que indica se uma pessoa pode ou não ter a doença e exames mostraram que ela tem predisposição para o problema. Ela revelou sofrer da doença em 2010, em entrevista ao apresentador americano Larry King.
– Eu fui diagnosticada como tendo a doença, mas eu não tenho nenhum sinal, nem sintoma. De qualquer forma, eu tenho que cuidar muito bem de mim mesma – disse durante o programa.
Seal
As cicatrizes no rosto do cantor Seal são resultado do lúpus eritematoso, um tipo da doença que acomete a pele. O problema provoca feridas no corpo, principalmente no rosto e no couro cabeludo, e também pode causar a perda de cabelos.
Toni Braxton
A cantora de Un-Break My Heart foi diagnosticada com lúpus em 2008. Em 2012, ela foi internada em razão de consequências da doença. De dentro do hospital, ela postou em seu Twitter: "Apenas um reflexo do lúpus, mas eu prometo a vocês todos que eu estou ok. Amo todos vocês. Muito obrigada por todo o seu apoio!".