Um dos formatos de reality show de maior sucesso na televisão mundial ganha versão nacional. O GNT estreia nesta terça-feira (10), às 21h30min, Extreme Makeover: Casa dos Sonhos, com a previsão de reconstruir a casa de 10 famílias, uma por episódio. É um modelo de programa que já foi replicado em 34 temporadas em países como Albânia, Noruega, Itália, Turquia e Ucrânia. Somente nos Estados Unidos, foram nove fases com 201 episódios ao todo, cada um com uma família tendo sua vida totalmente remodelada.
— A casa é o sonho de qualquer brasileiro. Vivemos uma vida na busca de realizar este desejo e, quando conseguimos, o próximo passo é transformar esse lar no lugar que sempre desejamos. Essa é a premissa principal do nosso formato — aponta Eduardo Gaspar, vice-presidente de Criação da Endemol Shine Brasil, produtora responsável pelo programa.
Entre as novidades nesta releitura local do reality está a apresentação de Otaviano Costa, conhecido por comandar diversas atrações na TV desde a década de 1990, com destaque para o Vídeo Show, entre 2013 e 2018. Ao lado dele, uma equipe especializada foi formada para conduzir as reformas: o arquiteto Duda Porto, a engenheira Bruna Arruda, o designer de interiores Diogo Oliveira e a maker e youtuber Paloma Cipriano.
Segundo Gaspar, todos vão colocar a mão na massa para tornar realidade a casa dos sonhos das famílias participantes:
— Cada um deles carrega em si um pouco da representatividade que faz do Brasil um país tão particular.
Desafios
O apresentador Otaviano Costa destaca também que todas as histórias selecionadas possuem particularidades – cada uma delas vai refletir algum aspecto da vida dos espectadores:
— Você vai ver que, para cada porta que abrimos nas casas dessas pessoas, a gente vai escancarar uma janela para o mundo. Para um outro mundo que talvez a gente não conheça e que esteja muito próximo da nossa realidade.
Dos elementos que marcam o Extreme Makeover no Exterior, alguns deles foram mantidos. No início de todos os episódios, a equipe técnica e o apresentador normalmente se reúnem em um ônibus e partem em direção ao próximo destino. Otaviano Costa conta que esse caráter itinerante da atração tem sido um dos maiores desafios nos bastidores:
— Estou longe de casa desde o dia 4 de janeiro, quase não consigo ver minha família direito. Estou “morando” em um hotel, em restaurantes... Mas não para por aí. Tem toda a logística e as questões climáticas. A gente tem um desafio físico e psicológico imposto por tudo isso. Busco manter uma energia equilibrada para que consiga, na hora da gravação, entregar o melhor possível.
Após se despedir da Globo, este é um dos primeiros projetos tocados por Otaviano, que nunca tinha apresentado um reality show antes. Por ser uma experiência em que está conseguindo reunir aptidões desenvolvidas em trabalhos anteriores, o Extreme Makeover se tornou valioso em sua história.
— Estou tendo a chance, pelo programa, de realmente causar uma transformação na vida de pessoas muito simples, muito bacanas. Usar o entretenimento para deixar um legado. Para deixar uma coisa real na vida dessas pessoas, que posso chamar de meu público. E isso é valioso, isso é intangível. Isso beira o mágico.