O Jornal Nacional desta segunda-feira (23) começou de um jeito diferente: antes das notícias, os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos pediram calma à população por conta da pandemia de coronavírus.
— A gente também precisa respirar. A gente precisa entender que essa crise vai ter altos e baixos, vai exigir sacrifícios, mas, no fim, o Brasil e o mundo vão superar. Apesar da aflição, apesar da dor que muitas famílias estão enfrentando e outras ainda vão enfrentar, a gente vai superar esse momento junto e vai ser mais fácil quanto mais a gente mantiver a calma — disse Bonner.
Os jornalistas também pediram para que a população reforce os cuidados com a higiene e fique em casa, até que venha a orientação para sair. A dupla lembrou dos profissionais que não podem parar nesse período, como os da área da saúde.
— Esses são sempre os heróis. Mas é verdade também para quem recolhe o lixo nas ruas, para os policiais, para quem faz a manutenção da rede elétrica, da telefonia. Para muitos e muitos outros — falou Renata.
Bonner também lembrou que o jornalismo tem um papel crucial nesses tempos de pandemia, que é o de informar e orientar a população. E lembrou que os jornalistas e as equipes que ajudam os profissionais a levar a informação também não podem parar. Segundo Renata Vasconleos, neste período, "a informação é fundamental, é como lavar as mãos".
— E, claro, que a gente também tem medo de adoecer. Não tem super-herói aqui, nem entre os jornalistas nem entre os colegas de outras categorias que trabalham com a gente. Não tem — explicou Bonner.
Os dois apresentadores do JN finalizaram a fala citando as capas dos jornais brasileiros, que chegaram às casas na manhã dessa segunda com a seguinte frase estampada: “Juntos vamos derrotar esse vírus”.