House of the Dragon, série derivada de Game of Thrones, será lançada em 2022 pela HBO, segundo anunciou o site Deadline. A produção terá 10 episódios e será centrada na casa da família Targaryen.
A série é uma cocriação de George R.R. Martin e Ryan Condal. Miguel Sapochnik se unirá a Condal como showrunner e dirigirá o piloto. Condal ficará a cargo do roteiro, que é inspirado no livro Fogo e Sangue, de Martin. A história se desenrola 300 anos antes dos eventos narrados em Game of Thrones.
— Para mim, no momento, acho que colocar House of the Dragon no ar será a prioridade número um — disse Casey Bloys, presidente de programação da HBO.
House of the Dragon é a primeira produção inspirada no universo de Game Of Thrones a receber sinal verde. Outra série derivada, com título provisório de A Longa Noite, que seria estrelada por Naomi Watts, foi cancelada.
A produção chegou a ter um piloto gravado, mas não foi para frente. Essa série iria se passar 8 mil anos antes dos acontecimentos de GoT e mostraria os primeiros confrontos entre humanos e caminhantes brancos.
A série era um projeto de Jane Goldman com Max Borenstein, Brian Helgeland e Carly Wray. Temas de interesse dos fãs de Game of Thrones, como os segredos da Casa Stark e a origem dos white walkers, seriam abordados na série.
— No desenvolvimento de projetos-piloto, às vezes, as coisas dão certo e, às vezes, não — afirmou Bloys. — O trabalho de Jane foi incrivelmente criativo, porque ele se passaria 8 mil anos dos fatos já contados em Game of Thrones. Era algo grande. Já o House of Dragon é baseado em um livro, o que já dá um roteiro a ser seguido — concluiu o diretor.