Após duas provas disputadíssimas, o público conheceu o grande campeão do Mestre do Sabor na noite desta quinta-feira (26). O reality culinário da Globo consagrou o chef Gabriel Coelho, que conquistou o prêmio de R$ 250 mil e um carro, após superar Djalma Victor, Dudu Poerner e Lui Veronese na etapa final.
Na primeira prova da decisão, os quatro participantes precisaram usar carnes exóticas como ingrediente principal - faisão, javali, búfalo, jacaré e marreco estavam entre as opções. Após escolher um deles, tiveram 60 minutos para finalizar seus pratos.
Os finalistas ousaram em suas produções: Djalma Victor fez um javali com arroz queimado de quiabo, purê de berinjela, semente de abóbora e banana tostada; Gabriel preparou um xinxim de faisão, picles de maxixe, vinagrete de maxixe com palmito pupunha e folhas de ora-pro-nóbis; Dudu fez um marreco de panela, arroz feito com caldo do próprio marreco, mini cenouras glaceadas e purê de cenoura defumada, enquanto Lui Veronese preparou um jacaré selado, demi-glace de tucupi preto, purê de abóbora e leite aromatizado com gengibre e menta.
Os mestres Leo Paixão, José Avillez e Kátia Barbosa definiram que os pratos de Gabriel e Dudu foram os melhores da primeira fase, ocasionando a eliminação de Djalma e Lui.
Segunda prova
Como era esperado, o Mestre do Sabor colocou os dois candidatos restantes para trabalhar com intensidade. Gabriel e Dudu precisaram fazer um menu completo - prato de entrada, prato principal e sobremesa - com a banana sendo o ingrediente obrigatório na preparação dos dois primeiros.
No prato de entrada, a dupla teve 30 minutos para a preparação. Gabriel montou uma banana grelhada com alho-poró, lagostim e taioba, enquanto seu concorrente escolheu preparar um tartar de cavaquinha com banana frita, vieiras e creme de coco com limão.
Com mais 45 minutos de tempo, os finalistas precisaram então montar o prato principal. Gabriel preparou um joelho de porco com jiló, tartare de banana e couve, garantindo elogios de todos os jurados. Dudu, no entanto, recebeu críticas. Ao cozinhar um polvo, purê de banana com tinta de lula, farofa de pinholi e vinagrete, Avillez apontou que faltou um pouco de cozimento no pescado.
Para fechar a disputa, os participantes receberam 35 minutos para preparar a sobremesa, tendo o coco como ingrediente obrigatório. Dudu fez ceviche de abacaxi com água de coco e a mistura ficou refrescante, na opinião de Leo Paixão. Arroz doce com coco foi a escolha de Gabriel, que também foi elogiado por Avillez.
Após as considerações de Troigros, o trio de chefs decidiu que o melhor menu foi o de Gabriel Coelho.