A chef Amanda Grezzana, última representante do Rio Grande do Sul no reality Mestre do Sabor, foi eliminada na semifinal. O programa desta quinta-feira (19) definiu os quatro finalistas da competição culinária da Globo: Djalma Victor, Lui Veronese, Dudu Poerner e Gabriel Coelho.
Moradora de Caxias do Sul, a chef de 33 anos deixou o programa após participar de duas provas da semifinal.
Na primeira, os participantes tiveram que cozinhar individualmente, mas orientados por seus mestres.
O desafio era fazer um prato usando duas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e uma proteína. O apresentador Claude Troisgros e seu parceiro Batista foram os responsáveis por provar às cegas todos os preparos.
Amanda fez uma costela suína com especiarias, coulis de pimentão vermelho e salada de maçã verde com coentro. Na opinião do apresentador, a costela ficou boa, mas faltou técnica de cozimento. A primeira prova levou os participantes Djalma Victor e
Lui Veronese direto para a final do reality.
No segundo desafio, os chefs se basearam na tradicional receita do cuscuz paulista para elaborar seus pratos. A avaliação às cegas ficou nas mãos dos três mestres e orientadores dos participantes: Kátia Barbosa, José Avillez e Leo Paixão.
A moradora da cidade da Serra preparou uma emulsão de coentro com leite de castanhas, palmito, ervilha, cogumelos, camarão e farofa de mandioca flocada. Avillez disse que o prato estava intenso, enquanto Paixão achou que a combinação de cogumelos com camarão funcionou bem.
Após a prova dos pratos, os mestres anunciaram que os participantes Dudu Poerner e Gabriel Coelho estavam na final do programa. Assim, Amanda Grezzana e Lira Müller deixaram a disputa.
A grande final do Mestre do Sabor acontece na próxima quinta-feira (26), na Globo.
Os gaúchos no reality
O Mestre do Sabor reuniu três representantes do Rio Grande do Sul — dois nascidos no Estado e uma “gaúcha de coração”. Amanda Grezzana nasceu em Joaçaba (SC), mas foi criada em Erechim e hoje mora em Caxias do Sul, onde trabalha com pâtisserie e possui um restaurante em parceria com o namorado.
Os outros gaúchos, Ricardo Caldas e Carol Albuquerque, deixaram a competição em outras fases do reality. Os dois nasceram em Porto Alegre, mas seguiram suas carreiras na cozinha longe do Rio Grande do Sul. Ricardo possui um restaurante em Florianópolis (SC), enquanto Carol trabalha em São Paulo como subchef de Helena Rizzo, uma das chefs mais renomadas do Brasil.