A Netflix anunciou que a série Friends não poderá mais ser assistida pelo serviço de streaming em 2020. Entre janeiro, quando a comédia deixará o catálogo da Netflix, e maio, quando estreia no HBO Max, a única forma de assistir a série será comprando episódios individuais ou temporadas em serviços pagos como Amazon, iTunes ou Youtube.
De acordo com o portal de notícias da revista Época, a rescisão do contrato com a Netflix partiu do estúdio que produziu a série. A decisão segue a tendência de as empresas optarem por criar suas próprias plataformas, como, por exemplo, a Disney+. A migração de Friends para o HBO Max é temporária, tendo em vista que no próximo ano será lançado o serviço de streaming da Warner.
Friends, uma comédia que estreou em 1994, tornou-se uma das séries mais populares do mundo. Dez anos após seu lançamento, na temporada final, os seis atores protagonistas tornaram-se os mais bem pagos da televisão, com salários de US$ 1 milhão por episódio para cada um. Em 2014, a Netflix pagou US$ 118 milhões para incluir a série no seu catálogo.
A mudança de plataforma de Friends é apenas o início. Em 2021, assinantes da Netflix que quiserem assistir The Office — a série mais assistida em todas as plataformas de streaming do mundo — terão de assinar o serviço Peacock, da Comcast.