Dia da Consciência Negra - Telecine Pipoca, 17h15min
O Telecine Pipoca exalta o protagonismo negro no cinema com a exibição em sequência de quatro longas de sucesso, nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra. O especial tem início às 17h15min, com Infiltrado na Klan (2018), de Spike Lee, sobre dois policiais, um negro e um judeu, que investigam a organização racista Ku Klux Klan. Depois, às 19h35min, é a vez do blockbuster Pantera Negra, de Ryan Coogler, sobre o super-herói da Marvel, com Chadwick Boseman, Michael B. Jordan e Lupita Nyong’o no elenco.
Jordan retorna para mais ação às 22h, em Creed II (2019), de Steven Caple Jr, continuação na saga do jovem boxeador derivada do clássico Rocky (1976). Por fim, à 0h25min, Corra! (2017), de Jordan Peele, mostra um jovem negro que vai conhecer a família da namorada branca e depara com uma aterrorizante jornada.
Dia da Consciência Negra na Globo - RBS TV, 10h30min
Ainda pela manhã, o Encontro com Fátima Bernardes traz a fala de mulheres militantes contra o racismo, com a cantora Negra Li. Depois, às 15h10min, a Sessão da Tarde exibe Vitórias de uma Vida (2014), de Gregg Champion, baseado na história da primeira ginasta afro-americana a conseguir duas medalhas de ouro nas Olimpíadas. Às 22h15min, o filme Tudo que Aprendemos Juntos (2015), de Sérgio Machado, é inspirado na formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
Gilda Brasileiro + Eu Não Sou Seu Negro — Canal Brasil, 18h
Estreia do documentário Gilda Brasileiro – Contra o Esquecimento (2018), de Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer, sobre uma professora que pesquisa a história de uma estrada clandestina, usada por traficantes de escravos no século 19. Na sequência, às 20h, Eu Não Sou Seu Negro, de Raoul Peck, que, a partir do livro inacabado de James Baldwin sobre o racismo nos Estados Unidos, examina questões sociais e históricas pautadas pelo preconceito.
Opinião Nacional + Troféu Raça Negra — TV Cultura, 22h15min
O programa Opinião Nacional discute a afirmação da identidade negra e também o racismo no Brasil, com o jurista e filósofo Silvio Luiz de Almeida, criador do conceito “racismo estrutural”, e a rapper e historiadora Preta Rara. Em seguida, às 22h45min, é transmitida a cerimônia do Prêmio Raça Negra 2019, em homenagem ao ator e cantor Tony Tornado, que destaca indivíduos e grupos que contribuíram para o avanço da população afro-brasileira.
Nós, Documentaristas + A Última Abolição — Curta!, 22h
Na série Nós, Documentaristas, uma conversa com o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo, de filmes como Eu, Mulher Negra, Retrato em Preto e Branco e Raça. Já às 22h30min, será exibido o documentário A Última Abolição, de Alice Gomez, de 2017, que reconstitui os últimos anos de escravidão no Brasil, destacando os movimentos abolicionistas, a resistência escrava e o papel das mulheres negras nos processos que culminaram na Lei Áurea, em de 1888.