O ator Vandré Silveira, 38 anos, foi de amigo do Messias a "advogado do diabo". O intérprete de Lázaro na novela Jesus (Record) agora volta às telinhas como o advogado Tibério Requião, que defenderá a grande vilã de A Dona do Pedaço (Globo), Josiane (Agatha Moreira).
Acusada de dois homicídios, a ex-influencer vai a júri popular nos próximos capítulos da trama. A entrada de Tibério está prevista para o capítulo do dia 8 de novembro:
— Lázaro era um amigo, um homem muito próximo de Jesus e o público tinha grande empatia por ele. Agora, fazendo o Tibério, que defende a grande vilã da novela, as pessoas vão ficar um pouco receosas em relação ao personagem — diz Silveira.
O ator, que já tinha feito participações menores em produtos da Globo, como as novelas Malhação, O Profeta (2006-2007) e Viver a Vida (2009-2010), comemora o novo desafio.
— Tibério me apresenta um universo completamente novo, me fazendo questionar muita coisa. Ele me faz pensar sobre a minha postura pessoal na vida. É bacana quando o personagem te mobiliza nesse nível.
Ainda sem saber como a personalidade do advogado será desenhada ao longo da trama, Silveira diz que, por enquanto, não o considera exatamente um mau caráter.
— Todas as pessoas possuem o direito de defesa. Mesmo a Josiane, com todas as maldades que fez, tem direito a defesa. Tibério entra nesse lugar profissional de defendê-la. Estou olhando por esse lado.
Ao se colocar no lugar de Tibério, Silveira afirma que, por questões éticas, provavelmente não defenderia Josiane. O ator, porém, reflete sobre a escolha profissional de seu personagem, aceita suas possíveis contradições e evita julgar o caráter de Tibério de forma definitiva.
— Será que dá para considerar Tibério um cara corrompido? Não consigo ter certeza. Mas pensando aqui, eu, Vandré, se eu fosse advogado e houvessem provas tão fortes de que uma pessoa é assassina, eu não aceitaria a causa, por uma ética pessoal — acredita. — Isso tudo faz a gente pensar muito no que significa a verdade, isto é, uma construção, um ponto de vista. Tem a questão das provas, claro. Existe uma foto que mostra Josiane empurrando Jardel, mas ela disse em determinado momento que ele a estava agarrando. Como espectador, a gente sabe que ela é uma assassina, mas é interessante analisar esse outro lado. Acho fantástico esse mundo do direito.
Silveira adianta que seu personagem conseguirá negociar com Fabiana (Nathália Dill) um depoimento favorável a Josiane. Isso porque a sobrinha de Maria da Paz (Juliana Paes) ficará com medo de que a ex-influencer a denuncie por extorsão.
— Você vai vendo a mudança de postura dos personagens de acordo com o interesse de cada um — diz o ator.
Ele, no entanto, não acredita que Tibério conseguirá livrar Josiane da prisão.
— Ela é um rolo compressor de maldade (risos). Não vejo muito como não ser condenada.