Assistir a um filme ou série da Netflix mais rápido ou mais devagar é uma possibilidade que alguns atores já começaram a rechaçar. Na segunda-feira (28), a revista americana Entertainment Weekly informou que a plataforma de streaming está testando um recurso que dá essa opção ao usuário, o que levantou uma espécie de receio no meio artístico.
De acordo com o site, o recurso permite que os vídeos sejam acelerados ou desacelerados sem afetar o som, ou seja, tornando possível que o usuário assista às produções em tempos alterados. Hoje, é possível dar maior velocidade ou até menos, mas o áudio fica mudo.
Um das críticas partiu do ator Aaron Paul, astro da série Breaking Bad, sucesso de público. "Não há nenhuma maneira de a Netflix ir adiante com isso. Significaria que eles estão pegando o controle da arte de qualquer outra pessoa e destruindo-a. Netflix é muito melhor que isso. Estou certo?”, escreveu Paul no Twitter, demonstrando alarme.
Ele foi apoiado pelo diretor Judd Apatow, dos filmes Ligeiramente Grávidos e O Virgem de 40 Anos. "Não, Netflix. Não me faça chamar todo diretor e criador na Terra para lutar contra isso. Poupe-me o tempo. Eu vou vencer, mas isso vai tomar muito tempo. Nós te damos boas coisas. Deixe elas da forma como foram feitas para serem vistas", escreveu Apatow no Twitter.
No site da Netflix, a vice-presidente da plataforma, Keela Robinson, defendeu os testes com o recurso e disse que a empresa está levando em consideração tanto as críticas quanto as avaliações positivas. Também argumentou que a possibilidade de assistir aos vídeos em velocidades diferentes foi uma demanda dos usuários.
Leia a nota de Keel Robinson publicada no site:
"Este é um teste apenas para celular e oferece às pessoas a capacidade de variar a velocidade com que assistem em telefones ou tablets — escolhendo entre normal e mais lenta (0,5X ou 0,75X) ou mais rápida (1,25X e 1,5X). É um recurso que está disponível há muito tempo em aparelhos de DVD — e tem sido frequentemente solicitado por nossos membros. Por exemplo, pessoas que desejam assistir a sua cena favorita ou que querem ir mais devagar porque é um título em idioma estrangeiro.
Fomos sensíveis às preocupações dos criadores e não incluímos telas maiores, principalmente TVs, neste teste. Também corrigimos automaticamente o tom do áudio em velocidades mais rápidas e lentas. Além disso, os membros devem optar por variar a velocidade cada vez que assistirem a algo novo — contra a Netflix mantendo suas configurações com base na última opção.
Não temos planos de lançar nenhum desses testes no curto prazo. E se introduziremos esses recursos para todos em algum momento dependerá do feedback que recebermos".