Carol Albuquerque conquistou os jurados pelo estômago na primeira prova no reality Mestre do Sabor, da Rede Globo. Ao utilizar técnicas e processos complexos no preparo de um pargo grelhado com purê de banana da terra assada e vinagrete de pimenta biquinho, a porto-alegrense, que teve a aprovação dos chefes Kátia Barbosa e José Avillez, optou por embarcar no time de Kátia.
Em entrevista ao portal de notícias GShow, Carol revelou que sua relação com a comida começou ainda na infância quando fazia bolos, trufas e bombons para vender na escola e que encontrou na culinária um modo de expressar sua criatividade e inquietude. Com o passar dos anos, deixou um pouco de lado receitas ligadas ao paladar infantil e se conectou com receitas que faziam uso de alimentos naturais.
Ainda na juventude, em paralelo ao gosto pela cozinha, a jovem fazia aulas de teatro. A rotina de ensaios e apresentações a acompanhou dos 15 aos 23 anos. Até que os palcos foram deixados, gradativamente, de lado:
— Só em 2005 que eu comecei estudar gastronomia no primeiro curso que teve no Rio Grande do Sul. Minha primeira experiência foi em um bistrô no meu bairro. A cozinha foi uma forma de eu me relacionar com as pessoas — diz a chef.
A partir daí a relação com ingredientes e temperos se estreitou. Para mergulhar ainda mais neste ambiente, Carol fez quatro estágios na França, que totalizaram um pouco mais de dois anos de experiência no exterior. E foi em uma dessas passagens que ela conheceu o marido e também chef, Willen:
— Foi a primeira pessoa com quem eu trabalhei na cozinha — diz ela, referindo-se à experiência na Bélgica que ambos tiveram.
Para vencer o reality, Carol seguirá sua linha de trabalho, ou seja, investirá nos sabores frescos, usando legumes, ervas, grãos e frutos do mar. Pensando em uma comida que traz conforto, a chef investe em alimentos saudáveis, mas que, ao mesmo tempo, sejam ricos em sabor.
— Cozinhar para mim é uma forma de afeto, é uma forma de oferecer algo teu para os outros. Cozinhar é me relacionar, é estabelecer laços e vínculos através da comida. Cozinhar algo para alguém aproxima as pessoas, estabelece um vínculo de uma forma muito rápida — afirma ela ao GShow.
Ao portal, a chef revelou ainda que, caso abocanhe o prêmio do reality de culinária, pretende viajar.
— Gostaria muito de ir para a Ásia, que eu ainda não conheço. Conhecer a Índia, a Tailândia, o Japão. Depois Marrocos e Israel, que são países que tem culinárias bem marcantes e que eu gostaria de conhecer — projeta Carol.
No momento, a jovem trabalha em São Paulo ao lado da chef gaúcha Helena Rizzo.