Dois anos após o lançamento, a Netflix editou o último episódio da primeira temporada de
13 Reasons Why e cortou a cena de suicídio da protagonista Hannah Baker. Em anúncio feito na madrugada desta terça-feira (16), a empresa explicou que a decisão foi tomada após consulta a especialistas em saúde mental.
“Ouvimos de diversos jovens que ‘13 Reasons Why’ os encorajou a falar sobre temas espinhosos como depressão e suicídio e a buscar ajuda - às vezes pela primeira vez", disse a Netflix no comunicado. "Enquanto nos preparamos para lançar a terceira temporada, estivemos conscientes do debate acerca da série. Seguindo o conselho de especialistas em saúde, incluindo a Dra. Christine Moutier, presidente da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, decidimos, junto com o criador Brian Yorkey e os produtores, editar a cena em que Hannah tira a própria vida na primeira temporada”, acrescentou a empresa.
A sequência em questão mostrava, em detalhes, a personagem de Katherine Langford cometendo suicídio. Na nova versão, já disponível na plataforma de streaming, Hannah olha para o espelho do banheiro. A próxima cena será de seus pais a encontrando já sem vida.
Desde que foi lançada, a série vem sofrendo duras críticas pela sequência do suicídio da protagonista. Associações que trabalham em prol da saúde mental pediam a remoção da cena por acreditarem que jovens pudessem ser influenciados pela atitude de Hannah.
Um estudo publicado recentemente no periódico da American Academy of Child & Adolescent Psychiatry trouxe à tona uma nova discussão sobre a série. O levantamento mostrou que, nos Estados Unidos, foi observado um aumento no número desse tipo de morte após o lançamento do seriado. Na época, a Netflix afirmou que ia analisar o assunto.
Conforme a revista The Hollywood Reporter, fontes afirmaram que a Netflix também vai monitorar o eventual compartilhamento de conteúdos pirateados que mostrem a cena original e pedir sua remoção. A terceira temporada do seriado deve estrear ainda em 2019.