Nas ruas de São Paulo, cinco garotas com aparentemente nada em comum descobrem a riqueza que nasce da diversidade, à medida que aprendem a conviver e criar laços de amizade, apesar das grandes diferenças entre suas personalidades e vivências. Tal é a trama de Malhação: Viva a Diferença, premiada em Cannes, na França, com o prêmio de melhor série no Emmy Internacional Kids 2018.
A produção deixou para trás concorrentes da Alemanha, Austrália e Canadá e conquistou o primeiro troféu na cerimônia para a Rede Globo. Nos últimos três anos, Malhação concorrera nas categorias digital (em 2017, por Seu Lugar no Mundo, e 2016, por Sonhos) e de melhor série, em 2015. Nesta edição, The Voice Kids também concorreu ao prêmio, na categoria de reality show.
Receberam o destaque o dramaturgo Cao Hamburger e o diretor Paulo Silvestrini. A cerimônia foi promovida pela Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão em uma cerimônia durante o MipTV.
A estatueta entra para a extensa lista de prêmios Emmy da emissora, que já acumula 17 troféus. O primeiro foi para o fundador da Globo, Roberto Marinho, que recebeu a distinção de "Personalidade Mundial da Televisão", em 1976. Desde lá, produções como A Arca de Noé (1980) e Morte e Vida Severina (1981) também foram destacadas, assim como as novelas Caminho das Índias (2009) e Império (2015), entre outras.