Todo fim mexe com as memórias. Com a estreia da oitava e última temporada de Game of Thrones, marcada para o dia 14 de abril, às 22h, os fãs que acompanharam a saga pelo domínio dos Sete Reinos de Westeros e a conquista do Trono de Ferro puderam eleger as cenas que mais comoveram em sete temporadas.
A lista, divulgada pelo canal HBO, traz seis momentos marcantes escolhidos pelo público da América Latina. Boa parte deles são situações trágicas, característica que marca a produção. A oitava temporada começa a ser exibida no próximo domingo.
Cuidado: há spoilers.
O casamento vermelho (25%)
Nada nunca é fácil para a família Stark. Eleito como o episódio mais memorável, o casamento vermelho do título foi tingido com o sangue do clã de Winterfell. Na sequência mais chocante, o então rei do Norte e pretendente ao Trono de Ferro, Robb Stark (Richard Madden), sua mulher grávida, Talisa Maegyr (Oona Chaplin), e sua mãe, Catelyn Stark (Michelle Fairley), comemoram o mais recente triunfo nos salões de Walder Frey. O anfitriação, entretanto, prepara uma terrível surpresa e todos os convidados são brutalmente assassinados.
A batalha dos bastardos (11%)
Jon Snow (Kit Harington) e Ramsay Bolton (Iwan Rheon) se enfrentam em uma luta para reconquistar o Norte e unificar a região. O confronto inicia quando Ramsay arremessa uma flecha no peito do suposto filho ilegítimo de Ned Stark; depois, ele é espancado por Jon Snow e, no fim, devorado pelos próprios cachorros.
A morte de Ned Stark (9%)
Indispensável na lista, o final da primeira temporada de Game of Thrones deixou claro que nenhum personagem estava a salvo. Figura central na trama, a morte do Mão do Rei e líder do Norte, Ned Stark (Sean Bean), ainda segue vívida na mente dos fãs da saga, assim como a sequência que mostra o momento em que ele é decapitado.
O nascimento dos dragões (5%)
Daenerys (Emilia Clarke) está a um passo da loucura quando finalmente se torna a Mãe de Dragões. Os três ovos petrificados da herdeira dos Targaryen ganham vida em seu momento de maior desespero, após ela decidir permanecer ao lado do marido Khal Drogo enquanto ele, já morto, é cremado. O fogo não a fere e ainda traz a vida aos seus novos filhos.
Daenerys emergindo do fogo (4%)
Na sexta temporada, a personagem volta a mostrar sua força e conquista a alcunha de A Não Queimada. Aprisionada pelos Khals, Daenerys surge nua das cinzas depois de derrubar tochas de fogo e queimar os inimigos - para delírio do povo Dothraki, que a elege governante mais uma vez.
A morte de Joffrey (4%)
Talvez um dos personagens mais odiados da produção, o herdeiro dos Baratheon — mas, na verdade, fruto do relacionamento entre os irmãos Cersei e Jaime Lannister — também tem um final trágico. Apesar de Tyrion levar a culpa, Joffrey (Jack Gleeson) é envenenado por Olenna Tyrell e seus dias de tirano cruel chegam ao fim.