Um dos músicos mais influentes do Brasil, Milton Nascimento, 76 anos, foi homenageado no programa Altas Horas deste sábado (23), comandado por Serginho Groisman. Nomes da nova e da velha geração da cena musical se reuniram para cantar sucessos do compositor, como Cais (1970) e Um Girassol da Cor do Seu Cabelo (1972).
Os convidados reinterpretaram ou cantaram junto de Milton 12 canções. O time foi composto por Anavitória, Céu, Chitãozinho & Xororó, Criolo, Gal Costa, Maria Gadú, Ney Matogrosso, Padre Fábio de Melo, Samuel Rosa e Lô Borges. Este último foi parceiro de Milton, com quem formou o grupo Clube da Esquina, nos anos 1960, reunindo músicos mineiros que incorporavam elementos do rock e do jazz à MPB, e com quem gravou o disco homônimo Clube da Esquina (1972), marco na história da música brasileira.
— Eu tinha 18 para 19 anos e o Milton, generosamente, me convidou para fazer um álbum com ele. Minha carreira começou através das mãos dele. É inestimável o que eu passei e ainda passo com esse cara. Ele foi maravilhoso comigo, com o Beto Guedes, com todos nós do Clube da Esquina — relembrou Borges, aos 67 anos.
Apelidado de "Bituca", Milton nasceu no Rio, em 1942, mas mudou-se com a família para Minas Gerais ainda na infância. Foi lá que iniciou sua trajetória como músico. Gravou diversos álbuns, compôs para grandes nomes, como Elis Regina e fez parcerias nacionais e internacionais, como o disco Angelus (1994), que gravou com ícones do jazz americano, como Pat Metheny, Wayne Shorter e Herbie Hancock.