A nova novela das sete, Verão 90, estreou na noite desta terça-feira (29) e empolgou os espectadores. Logo na abertura, o folhetim recordou a vibe da TV Colosso, ao colocar Lidiane (Claudia Raia) ansiosa com a apresentação da filha Manuzita (Melissa Nóbrega) no programa Patotinha Mágica.
Na trilha-sonora, Verão 90 destacou o hit Pump Up The Jam, sucesso do Technotronic, nas cenas gravadas na praia. Logo depois, foi a vez de João Guerreiro (João Bravo) falar a real para a mãe de que ele queria fazer o teste para ingressar no grupo de Manu (que tem o mesmo nome do programa), que abriu inscrições para novos membros.
A nova novela das sete também recuperou cenas do Programa Livre, apresentado por Chacrinha, e Manuzita fez mais uma performance em frente às câmeras. Em uma sessão de autógrafos de Manuzita, a novela recordou o hit Freak Le Boom Boom, canção de Gretchen, em um flashback da mãe Lidiane e seu passado artístico ainda oculto - Herculano (Humberto Martins), dupla da mulher na época, sente vergonha por esse período.
João e Jerônimo (Diogo Caruso), sem a mãe saber, escapam de casa e vão se inscrever na seletiva para o Patotinha. Por não estarem com os responsáveis, a dupla invade um bueiro na frente do estúdio de TV para conseguirem integrar a prova. No fim, João encontra Manuzita nos bastidores, enquanto a equipe da emissora se encanta com Jerônimo.
A dupla é escolhida pelos produtores e, após uma discussão da mãe com a equipe técnica, passaram a integrar a formação musical. Muito amadas pelo público, as três crianças passam a lotar estádios. Na sequência, João ficou doente e foi proibido de se apresentar com os amigos no Maracanã - considerado o maior show deles até o momento.
Ursinho Blau Blau e Beto Barbosa participam do show especial. Mesmo sem a permissão da mãe, João vai ao palco - após insistência de Lidiane - e acaba desmaiando no meio da performance. Após a repercussão negativa, o grupo chega ao fim. Nos bastidores, João e Manuzita se despedem - ele lhe presenteia com um colar:
— Mesmo que sua mãe te leve para a lua, eu vou te encontrar — disse o garoto.
A seguir, há um avanço no tempo - cenas emblemáticas recordam Ayrton Senna, a eleição de Collor e até mesmo o histórico Rock in Rio de 1985. João (vivido por Rafael Vitti na fase adulta) é radialista, Manu (Isabelle Drummond) se aventura na atuação, fazendo aparições em novelas, e Jerônimo (Jesuíta Barbosa) parece não ter função definida. Este último acaba fugindo de um grupo de capangas, mas cai da moto.
Kika (Jennifer Nascimento) avisa Manu sobre um teste, que precisa pegar um carro para ir até o local. No meio do caminho, na estrada, João está dirigindo em alta velocidade e não deixa Manu ultrapassá-lo. Como o carro da garota estraga, o jovem decide parar para ajudar e um reencontro é feito.
Em toda sua duração, Verão 90 abusou da edição com cores fortes e diversos cortes na tela, recordando o tipo de vídeo que era característica daquela década. A trilha sonora foi um destaque a parte - e deve empolgar ainda mais nos próximos capítulos.