Dos penteados gigantes às combinações de cores questionáveis, existem coisas que quem viveu os anos 1980 nunca esquece. O primeiro capítulo de Verão 90, a nova novela das sete da Globo, que foi ao ar nesta terça-feira (29), fez os telespectadores entrarem em um túnel do tempo direto para aqueles dias e o que não faltou nas redes foi a nostalgia.
Ainda no começo do episódio, com referências à TV Colosso e ao Cassino do Chacrinha, muitos recordaram a própria infância. Mas foi uma cena na casa de Janaína, interpretada por Dira Paes, em que o sinal da televisão é ajustado com palha de aço na antena que levou os internautas à loucura. Afinal, como um usuário perguntou: "Quem nunca?".
Como outro pontuou, entretanto, nem tudo era melhor naqueles dias. "Saudade e nostalgia sim, mas não troco o sinal digital por antena", escreveu um usuário.
Claudia Raia foi coroada como a rainha do episódio. Ela interpreta Lidiane, a mãe de uma estrela mirim, com pouca noção e muita energia. Não faltou espaço para a artista brilhar: de gerente sem escrúpulos da filha até flashback para seus dias de atriz pornô, dançando ao som de Gretchen, suas cenas garantiram muitas risadas.
Na verdade, não teve quem criticasse as escolhas musicais da produção. Os Paralamas do Sucesso, Cássia Eller, Marisa Monte, Titãs, New Kids On The Block e The Outfield são apenas alguns dos nomes que compõem a trilha oficial da novela, mas outros sucessos das últimas décadas também vão embalar a trama.
Para a abertura, a música escolhida foi Pump Up the Jam, do Technotronic. E se o hit fez todo mundo dançar, as referências aos momentos icônicos da televisão nos anos 1990 fizeram a felicidade de quem viveu aqueles dias e entendeu cada frame.
Enquanto a nostalgia foi unânime, os irmãos Guerreiro, João e Jerônimo, dividiram o público. Por um lado, alguns já estão torcendo pelo inocente João, que desde o início se encantou com a mocinha Manu. Por outro, muitos defenderam Jerônimo, que já pinta como o vilão da história, mas que está sendo visto como um injustiçado por parte dos internautas.
No final, não restaram dúvidas de que "os anos 1990 é só amor" e que os próximos capítulos de Verão 90 prometem ainda mais referências e nostalgia. A única lição amarga para o público, contudo, foi perceber que o tempo passou e que os anos noventa já podem ser (inesperadamente) cenário para uma novela de época.