Miados, latidos e mugidos não são apenas sons ambientes das novelas brasileiras. Seus responsáveis também são personagens das histórias, e muitos ganham papéis de destaque, como o gato León, que tem a missão de desenrolar a trama de O Sétimo Guardião, a nova novela das nove, que estreou na segunda-feira (12).
Escrita por Aguinaldo Silva, a trama se passa na cidade fictícia de Serro Azul, onde um misterioso homem comanda uma irmandade que protege um segredo. Quem narra a história é León, animal protegido por esse homem que, na iminência da perda de seu dono, procura por um novo protetor.
Para interpretar León, são usados quatro gatos da raça Bombaim que foram trazidos dos Estados Unidos e adestrados.
Confira outras novelas em que os bichinhos viraram personagens:
Maradona, de Top Model (1989)
O cachorro era o mascote da família de Gaspar Kundera, o surfista amante dos Beatles e dos Rolling Stones interpretado por Nuno Leal Maia. Mas era o filho caçula, chamado John Lennon, que andava para cima e para baixo com o grandalhão.
Onça, de Pantanal (1990)
Era o espírito animal de Juma, personagem de Cristiana Oliveira na trama ambientada às margens do Rio Negro, no Mato Grosso do Sul. Como a história trabalhava com folclores da região, Juma, que era uma jovem arisca crescida no meio do mato, virava "fera" para se defender.
Doralice, de Alma Gêmea (2005)
Era a amiga da personagem Mirna, uma caipira ingênua vivida por Fernanda Souza. Como a jovem sonhava encontrar um grande amor e casar, confessava seus dramas para a pata. Chegou a arranjar um casamento para Doralice, com direito a bolo e marcha nupcial.
Bandido, de América (2005)
O bicho era o grande desafio do vaqueiro Tião, personagem de Murilo Benício. Na trama ambientada nos rodeios do Mato Grosso do Sul, o animal amedrontava os vaqueiros. No fim da história, Tião decide montar no Bandido e vence o animal. Quatro anos depois da novela, o touro morreu de verdade, vítima de câncer.
Xico, de Caras & Bocas (2009)
É um chimpanzé que foge de um circo em que sofria maus-tratos e termina adotado por Denis, um pintor interpretado por Marcos Pasquim. O artista fica revoltado quando o animal entra em seu ateliê e faz uma bagunça com as telas, mas percebe que Xico é dotado de grande talento com as tintas. Desse jeito, o bicho acaba pintando e vendendo obras no seu lugar.
Policarpo, de Êta Mundo Bom (2016)
Era o companheiro de todas as horas de Candinho, o caipira interpretado por Sergio Guizé. Em busca de sua mãe biológica, o personagem é acompanhado do burro Policarpo à cidade grande.