Depois de 10 meses de gravações, realizadas entre janeiro e outubro de 2017, a série documental De Show a Show com Yamandu Costa estreia nesta quinta (23), às 21h30min, no canal pago Music Box Brazil (disponível na NET e na Claro TV). Serão 12 episódios que revelarão os bastidores das andanças do violonista gaúcho pelo Brasil e pelo mundo. O trabalho da Café Maestro Produções tem direção-geral de Marcelo Cássio.
Por meio de parcerias com músicos da cena regionalista, do choro, da MPB, da música de concerto e até do rock’n’roll, Yamandu confirma, aqui, a condição de artista polivalente e acima de qualquer rótulo. Para ele, o diferencial da série é mostrar a vida real de um músico, para além do lado glamouroso mais evidente para o público.
– Às vezes, as pessoas têm uma ideia errada do que é a vida de um artista – observa Yamandu, em entrevista por telefone. – Acham que só tem um lado de conforto e paparicação. Também existe isso, mas o que fica aparente nesta série é o trabalho, o esforço e a dedicação.
O primeiro episódio, que vai ao ar hoje, mostra o músico em um show intimista, com participação de sua esposa, a violonista francesa Elodie Bouny, e Ernesto Fagundes. O segundo, na quinta que vem, é sobre as raízes gaúchas. Aparecem figuras como Luiz Carlos Borges, João de Almeida Neto e Talo Pereyra, morto em junho, aos 66 anos.
Homenagem de Gilberto Gil
Yamandu questiona os binarismos que opõem regional e nacional, de um lado, e nacional e internacional, de outro. Denuncia que muitas vezes é atribuído à música regional um status de "artesanato" que visa a diminuir sua importância. Para ele, segue valendo a máxima: ser universal é cantar sua aldeia.
– Quanto mais sabores diferentes você tiver para mostrar e pertencer a isso de uma forma verdadeira, original, mais as pessoas vão gostar e se identificar.
A qualidade está acima de todos esses "ismos": regionalismo, nacionalismo etc.
Toda dedicação à música tem rendido louros. O álbum Quebranto, que Yamandu gravou em parceria com o músico Alessandro Penezzi, ganhou duas categorias do 29º Prêmio da Música Brasileira: melhor disco instrumental e melhor solista (Yamandu). E Gilberto Gil, em seu novo trabalho, OK OK OK, incluiu a faixa-homenagem Yamandu, gravada com ele. Gil aparece no décimo episódio da série.
– Fiquei no céu (com a homenagem de Gil) – emociona-se o violonista. – Acho linda a maneira como ele aborda a canção. Acredito que temos que ser verdadeiros e continuar trilhando uma carreira assim, que tenha dignidade e verdade.
DE SHOW A SHOW COM YAMANDU COSTA
Estreia nesta quinta (23).
Quintas, às 21h30min, com reprises nas sextas, às 9h30min, e nos domingos, às 13h30min, no Music Box Brazil (canais 623 HD e 123 na NET e na Claro TV).