A Netflix anunciou nesta quinta-feira (23) a produção de The Final Table - Que Vença o Melhor, sua nova série não roteirizada. A atração será uma competição gastronômica em que chefs de todo o mundo disputam uma posição na Mesa Final, composta pelos melhores profissionais da área. A consagrada chef gaúcha Helena Rizzo é uma das nove estrelas culinárias confirmadas no time de jurados.
Helena, eleita melhor chef do mundo em 2014, não é novata na TV. Já participou do programa The Taste, exibido pelo canal pago GNT. Longe dos holofotes televisivos, ela comanda o restaurante Maní, localizado no Jardim Paulistano, em São Paulo. A chef já recebeu diversos prêmios pelo empreendimento, que tem uma estrela no cobiçado Guia Michelin.
A competição vai funcionar da seguinte forma: 12 duplas de chefs serão encarregados de preparar pratos tradicionais de países como México, Espanha, Inglaterra, Brasil, França, Japão, Estados Unidos, Índia e Itália. Cada episódio destacará um país e sua culinária, com a participação de celebridades, críticos gastronômicos e do chef mais admirado de seu respectivo país, que vão eliminando equipes até a final.
No último episódio, somente um dos competidores ganhará um lugar na Mesa Final entre os melhores, ao lado dos nove ícones da culinária mundial: Helena Rizzo (Brasil), Enrique Olvera (México), Andoni Aduriz (Espanha), Clare Smyth (Reino Unido), Vineet Bhatia (Índia), Grant Achatz (Estados Unidos), Carlo Cracco (Itália), Yoshihiro Narisawa (Japão) e Anne-Sophie Pic (França).
A série é apresentada por Andrew Knowlton, escritor vencedor do prêmio gastronômico James Beard e editor da revista americana Bon Appétit.