A novela O Outro Lado do Paraíso deu ao público o prazer de assistir ao talento de gigantes da televisão brasileira. Os atores Laura Cardoso, 90 anos, Fernanda Montenegro, 88 anos, e Lima Duarte, 88 anos, não eram os personagens principais, mas tiveram papeis fundamentais na trama, atuando em momentos importantes e conduzindo o desenrolar da história.
Nos capítulos finais da novela das nove, que chega ao fim na sexta-feira (11), os três devem ter desfechos marcantes. Confira como foi a contribuição de cada personagem e como devem chegar ao fim da trama.
Paixão na terceira idade é possível
Eles viveram um romance na juventude, mas, por um deslize de Josafá (Lima Duarte), que acabou se envolvendo com a prostituta Caetana (Laura Cardoso), Mercedes (Fernanda Montenegro) se afastou do namorado e voltou seu coração à causa religiosa. Afastados um do outro, Josafá se dedicou à família e às suas terras. Teve um filho em outro relacionamento, que lhe deu uma neta, Clara (Bianca Bin), personagem principal da história. O velho virou alvo da vilã Sophia (Marieta Severo), que cobiçava as propriedades repletas de esmeralda.
Expulso das próprias terras, aproximou-se de seu grande amor, que até então vivia isolada e tornara-se uma espécie de vidente procurada pela comunidade de Jalapão para dar orientações. Quando vê o antigo namorado sem lar, Mercedes deu abrigo para ele. Eles se casaram e, nos capítulos finais que vão ao ar entre quarta (9) e sexta-feira (11), viverão momentos quentes — mesmo com a idade avançada. A promessa é de que tenham a primeira noite de sexo.
Tudo começa com um pedido de beijo apaixonado de Josafá, ao que Mercedes responde:
— Beijar, Josafá! Mas eu nem lembro como beijar.
O velho apela para a memória da amada.
— Tem coisas que a gente nunca esquece...
Partida com tranquilidade
Ela viveu a vida na base da esperteza. Mas não era má pessoa. Na juventude, Caetana (Laura Cardoso) foi o pivô da separação de Josafá e Mercedes, inventou que o rapaz era apaixonado por ela e afugentou a rival. Queria, na verdade, se dar bem na vida. Era prostituta e, mais tarde, montou um bordel de beira de estrada no Jalapão.
Foi fundamental para o desfecho da vilã Sophia. No passado, quando as duas eram prostitutas, atendeu ao pedido da assassina para que não revelasse nada sobre sua primeira vítima, um homem casado que não iria abandonar a família. Caetana decidiu contar toda a verdade sobre as vítimas mortas a tesourada por Sophia. O relato da velha ajudou na investigação.
Nas cenas finais, aparecerá doente e acamada. Pedirá para que a vidente Mercedes a ajude na passagem para a morte, pois tem medo dos erros que cometeu. Perdoada pela mulher a quem causou mal, Caetana ouve que "Deus não é implacável" e que "Jesus perdoa os pecados". Ouvirá uma música, sinal de que a morte lhe chama. Mercedes dá a sentença que faz a cafetina partir para o outro lado.
— Parte em paz, Caetana. Um dia nós vamos nos encontrar, na eternidade — se despede Mercedes.