A chegada do Sinal Digital está cada vez mais próxima: no final deste mês, Porto Alegre e mais 106 municípios gaúchos terão o sinal analógico desligado e receberão apenas o Sinal Digital. E, para garantir acesso à programação, após a instalação do conversor digital e da antena, é preciso uma última etapa antes de assistir aos canais com mais qualidade de som e imagem: a configuração para acessar os novos canais.
Conforme Emerson Costa, gerente de projetos da RBS TV, a mudança é simples: nas TV de tubo, o telespectador deve alterar, diretamente no televisor ou no controle remoto, o sinal dos canais no botão "AV", até encontrar o conversor. A partir daí, com o controle do conversor, basta selecionar a opção "sintonizar os novos canais".
— Alguns conversores têm outros nomes para esta função, como "busca por canais", ou "encontrar canais", mas é muito simples reconhecer que é a mesma função — afirma Costa.
Nas TVs de tela plana fabricadas antes de 2012, sem conversor incluído, o telespectador deve usar o controle da TV para escolher a opção HDMI pelo botão "IN", até encontrar a opção do conversor e, então, configurar os canais. Se os canais não forem encontrados na primeira tentativa, será preciso reposicionar a antena do telhado para encontrar a melhor posição e, aí, tentar sintonizar novamente. Para quem tem o conversor integrado à TV, basta usar o controle remoto do televisor e buscar automaticamente os canais.
Para saber se precisa fazer a mudança, o telespectador pode conferir se, na televisão, está aparecendo um "azinho". Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e, então, é preciso instalar kit com antena e conversor. Quem tem televisão de tubo ou de algum modelo anterior a 2012 precisará, obrigatoriamente, de um conversor digital e uma antena de UHF, pois esses aparelhos só recebem o sinal analógico. Quem tem TV por assinatura não precisa fazer a mudança. É fácil identificar se a TV já recebe o sinal digital: neste caso, o mostrador do canal indica um "ponto" no número, como 12.1.
É recomendável chamar um especialista para fazer a instalação e o direcionamento da antena para pegar o melhor sinal. Mas, também, é possível fazer a instalação sozinho em alguns casos. O recomendável é dispor dos equipamentos de segurança e trabalhar em duplas, com um instalando a antena e buscando a posição e outro sincronizando os canais na TV.
Confira como sintonizar os novos canais
- Na TV de tubo, o telespectador deve alterar, diretamente no televisor ou no controle remoto, a fonte dos canais no botão "AV" até encontrar o conversor.
- A partir daí, com o controle do conversor, basta selecionar a opção "buscar canais" (foto ao lado).
- Nas TVs de tela plana fabricadas antes de 2012 e sem conversor incluído, o telespectador deve usar o controle da TV para escolher a opção HDMI pelo botão "IN", até encontrar a opção do conversor e, então, configurar os canais com o controle remoto do conversor. Você pode usar a opção da busca automática.
- Para quem tem o conversor integrado à TV, basta usar o controle remoto do televisor e buscar automaticamente os canais.
- Se os canais não forem encontrados na primeira tentativa, será preciso reposicionar a antena do telhado para encontrar a melhor posição e, aí, tentar sintonizar novamente.
Dúvidas sobre a TV Digital
- 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana
- 0800-051-6336 para demais localidades
- Mais informações neste site da RBS TV
Datas de desligamento do sinal analógico em outras regiões do RS
- 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)
- 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande
- 5/12/2018: RBS TV Santa Maria
- Até 31/12/2023: demais regiões