Por meio de uma mensagem divulgada no sábado, o ator Burt Ward, 71 anos, que ficou conhecido por interpretar o Robin na série Batman, lamentou a morte do colega Adam West, aos 88 anos, ocorrida na sexta-feira (9).
"Estou devastado pela perda de um dos meus mais queridos amigos. Adam e eu tivemos uma amizade muito especial por mais de 50 anos. Compartilhamos alguns dos momentos mais divertidos de nossas vidas juntos. Nossas famílias têm profundo amor e respeito uma pela outra. Esta é uma perda terrível e inesperada de um amigo da vida inteira. Sentirei falta dele para sempre. Muitos bons atores retrataram Batman no cinema, mas para mim há apenas um Batman legítimo e este foi e será para sempre Adam West. Ele foi o verdadeiro Cavaleiro da Luz."
Natural de Seattle, West estreou na carreira artística em 1957, no filme Voodoo Island. Teve participações em diversos programas televisivos, mas sua atuação de maior relevância foi na pele do Homem-Morcego entre 1966 e 1968.
Leia também
David Coimbra: Adam West era igualzinho ao Batman
"Orange is the New Black": o que esperar da quinta temporada
Dustin Hoffman interpreta patriarca da família Medici em série da Fox
Apesar do enorme sucesso de Batman e da inegável permanência na cultura pop – em 2012, ele recebeu uma estrela no Hall da Fama em Hollywood –, West enfrentou problemas para encontrar novos papéis depois do final da série.
Os amargos anos pós-Batman deram trégua quando o ator foi contratado para dublar ele próprio na sitcom de animação Uma Família da Pesada (Family Guy em inglês), vencedora de seis prêmios Emmy. Seth MacFarlane, comediante e criador do seriado, escreveu o papel do prefeito Adam West especialmente para o ator de Batman.
Pelo Twitter, o perfil oficial do ator lamentou a morte. "Nosso amado Adam West morreu na última noite. Ele era grandioso. Sentiremos uma incrível falta dele. Nós sabemos que vocês sentirão sua falta também – Família West".